terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Boletim de Notícias (ed 102) - Acessibilidade e Inclusão


Equivalente Textual

Boletim Informativo
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Edição número 102
Janeiro de 2015

Projeto de lei vai ampliar o número de táxis acessíveis em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo enviou à Câmara Municipal em dezembro passado um projeto que modifica a Lei nº 14.401 de 2007, que estabelece o funcionamento do serviço de táxis acessíveis na cidade. O texto prevê a retirada da exigência da plataforma elevatória de acesso ao veículo, que limita e encarece a adaptação. Com isso os taxistas poderão utilizar alternativas para seguir as normas de segurança, como uma rampa retrátil, por exemplo. Para a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, o modelo atual do elevador é caro, assim como a sua manutenção, e provoca demora no embarque. “Assim que a lei for alterada, os modelos poderão vir adaptados de fábrica, atendendo aos preceitos do desenho universal. Em Londres, por exemplo, todos os táxis são acessíveis e poucas pessoas sabem disso porque a rampa fica discreta no assoalho e só é utilizada quando necessária”, comenta Marianne.

Imagem1: Ilustra um táxi acessível. Um carro branco com uma plataforma elevatória preta em uma rua. Ao lado está um guarda de transito com roupas marrons.

II Encontro com Motoristas do Serviço Atende


No dia 20/12, aconteceu o “II Encontro com os Motoristas do Serviço Atende: Acessibilidade em Expansão”, na sede da SPTrans. O evento reuniu 200 motoristas e apresentou os resultados de 2014 e as perspectivas para 2015. O encontro foi realizado durante a troca de turno para não prejudicar o Serviço. Para 2015, será lançado um novo modelo de van para atender pessoas com autismo e também com surdocegueira. Participaram da celebração a secretária Marianne Pinotti, o secretário adjunto Tuca Munhoz, o superintendente de Serviços da SPTrans, Altair Bezerra, e o gerente de unidade, Edivaldo Correia. O Atende opera com 369 veículos adaptados que transportam 8 mil passageiros.

Imagem 2: Mostra diversas pessoas sentadas utilizando um uniforme azul assistindo um telão que ilustra uma pessoa com deficiência.

Você Sabia?


Instituída pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), a Multa Moral tem o intuito de alertar os cidadãos que desrespeitam as vagas de estacionamento destinadas às pessoas com deficiência. Em formato semelhante ao de talões utilizados pelos agentes de trânsito, a Multa Moral contém mensagem educativa e orientações sobre como a vaga pode ser utilizada corretamente pela pessoa com deficiência ou por quem a transporta. A Multa Moral pode ser baixada no site www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia ou solicitado no imprensasmped@prefeitura.sp.gov.br para a retirada, com agendamento prévio, na sede da Secretaria.

Imagem 3: Um carro parado em quatro vagas demarcadas com o símbolo de pessoas com deficiência (boneco em uma cadeira de rodas).


Elaborado pelo departamento de comunicação institucional
Assessoria de Imprensa: Fábio Siqueira (Diretor – MTB 44.999) / Leandro Pereira (Jornalista) / Mônica Mantecon (Jornalista) / Pedro Fortes (Assistente)
Estagiárias: Tamiris Versannio / Renata Canivezo / Thaís Rodrigues (Arte Final)