segunda-feira, 28 de abril de 2014

Semana da Luta Antimanicomial 2014

As políticas públicas de saúde, construídas pelos esforços dos movimentos de usuários, trabalhadores e gestores, está sendo atacada por setores que lucram com o direito à saúde da população. A entrega da gestão dos cuidados em saúde pública para instituições privadas permite que em nome do lucro essas continuem investindo e financiando serviços que geram exclusão, segregação, dor e sofrimento.

Diferentes governos têm feito escolhas por investir em ações e serviços distantes dos princípios da Reforma Sanitária e Psiquiátrica Antimanicomial, realizando ações como Programa Recomeço, operação dor e sofrimento, internações compulsórias, financiamento público das comunidades terapêuticas e manutenção e ampliação do número de leitos em Hospitais Psiquiátricos e em instituições Asilares. 
Trata-se de um verdadeiro ataque e um gravíssimo retrocesso às conquistas da luta antimanicomial e da população brasileira.

Da mesma maneira esse retrocesso aparece nas práticas perversas que legitimam o genocídio da população negra e indígena, pobre e periférica; a criminalização da juventude e movimentos sociais; o desrespeito às orientações sexuais e às mulheres; a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes; e a apropriação privada de bens e serviços públicos.
Os mesmos governos que entregam a rede de saúde a essas empresas se reveste de atitudes autoritárias, repressoras e violentas contra a população, promovendo a criminalização da pobreza e dos movimentos sociais através de um grande projeto de higienização social e encarceramento em massa do povo oprimido.

Defendemos uma sociedade que tenha como valor a liberdade, a igualdade e a justiça social e promova o cuidado das pessoas em sofrimento psíquico em meio aberto, no seu território, na sua comunidade. Isso só se constrói investindo em serviços e políticas públicas inclusivas e comunitárias e que respeitem a autonomia do sujeito, o direito a liberdade e as diferenças regionais e individuais
Nesse sentido apoiamos o Manifesto da Frente Estadual Antimanicomiual de São Paulo de 2014 , apresentamos os eventos da Semana da Luta Antimanicomial e convidamos a todos para participarem da luta pela construção de POLÍTICAS PÚBLICAS ANTIMANICOMIAIS nas quais a SAÚDE NÃO SE VENDE E LOUCURA NÃO SE PRENDE!