A Rede Internacional de Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia (PCST, na sigla em inglês) realiza, pela primeira vez na América Latina, entre 5 e 8 de maio, sua conferência internacional que tem, entre os objetivos principais, promover debates sobre o engajamento público em temas relacionados a ciência e tecnologia. Além da Rede Internacional do PCST, o evento é promovido pelo Museu da Vida/Fiocruz, e pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As inscrições com desconto na taxa podem ser realizadas até 7 de abril.
A edição deste ano terá como tema central “Divulgação da Ciência para a inclusão social e o engajamento político”. A ideia é mostrar que, mesmo com investimento em ciência e tecnologia, a maior parte do mundo ainda enfrenta a exclusão social e o desenvolvimento desigual, separando cada vez mais os países ricos dos pobres. O papel da difusão científica é criar possibilidades de ação dos cidadãos que permitam reduzir essa diferença.
Na plenária “Comunicação da ciência e mídia social”, os participantes poderão conferir as palestras de Dominique Brossard, da Universidade de Wisconsin, dos Estados Unidos, e membro do comitê científico da Rede PCST, e de Mohammed Yahia, editor da Nature Middle East, do Egito.
As atividades ocorrerão no Hotel Pestana Bahia, que fica na Rua Fonte do Boi, 216, em Salvador.
Mais informações no site http://www.pcst-2014.org/index.php/pt-BR/