quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Boletim Informativo (ed. 135) - Sec. Mun. da Pessoa com Deficiência



Quem acompanha a gestão da Prefeitura de São Paulo já percebeu que não faltam instâncias de participação para ouvir a opinião dos paulistanos. Na área da pessoa com deficiência, a Secretaria realizou em 2014 uma minuta participativa sobre o Plano São Paulo Mais Inclusiva e suas ações e anunciará em breve consulta pública para instalação de semáforos sonoros. Além disso, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência serve como um canal direto dos cidadãos com deficiência na formulação das políticas públicas.

Há outros tantos exemplos: Conselho da Cidade, Conselhos Participativos, Temáticos, além de audiências e consultas em áreas fundamentais, como transporte, educação, cultura e mais. Agora, novas portas se abrem no diálogo de como organizar o Plano Municipal de Participação Social e consolidar essas experiências que fazem a cidade mais humana e transparente. Participe, acesse www.saopauloaberta.prefeitura.sp.gov.br.

Curso de DJ patrocinado pelo VAI é voltado para pessoas com deficiência

O projeto "DJ Sem Barreiras" oferece um curso para pessoas com deficiência física ou visual que querem se familiarizar com o mundo da manipulação de ritmos e sons. Criada pela escola E-DJs, a ideia é promover, para além da inclusão cultural e artística, profissionalização e maior proximidade com as tecnologias. O responsável por apresentar as noções de coordenação, mixagem, construção musical, compasso e mais é o DJ Anderson da Mata, também com deficiência visual. A iniciativa é parte do Programa Vai da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e tem inscrições abertas até 29 de agosto pelo email e-djs@e-djs.com.br ou telefone 3331-0898.


Secretaria participa de reunião na ONU sobre pessoas com deficiência
O Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência se reuniu nesta semana (25 e 26/8), na Suíça, com representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além de entidades de defesa de direitos, para avaliar o desempenho do país na efetivação de políticas públicas inclusivas. A Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, por meio da secretária Marianne Pinotti, representou o poder executivo municipal na comitiva. Durante os dois dias, especialistas independentes internacionais debateram com os brasileiros os avanços alcançados pelo país e o que ainda precisa ser aperfeiçoado para a efetiva inclusão de pessoas com deficiência.

Elaborado pelo Departamento de Comunicação Institucional
Assessoria de Imprensa: Fábio Siqueira (Diretor – MTB 44.999) / Thays Cabette e Mônica Mantecon (Jornalistas) / Pedro Fortes (Assistente)
Estagiários: Renata Canivezo, Giovana Bellini (Redação) e João Paulo Vaellejo Ozores (Arte Final)
Facebook: www.facebook.com/acessibilidadeeinclusao