sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Nota de esclarecimento sobre o Hospital Municipal do Tatuapé

A Autarquia Hospitalar Municipal (AHM) informa que o Hospital Municipal Cármino Caricchio – Tatuapé, conta, nesta quarta-feira (23), com 19 médicos presentes em seu quadro clínico. Das 7h às 12h50, os serviços de urgência e emergência do hospital realizaram 453 atendimentos.

A AHM informa ainda que há aumento médio de 30% na procura pelos serviços da rede municipal de saúde nos dias em que o tempo está seco.
O ar seco pode provocar ressecamento de mucosas do nariz, da garganta e de pede, nariz entupido, tosse e infecções respiratórias. Os olhos podem ficar irritados, acompanhado de ardência, vermelhidão, coceiras ou conjuntivites alérgicas. O clima seco causa problemas também para pessoas que sofrem de doenças pré-existentes como asmas, bronquite, rinite e enfisema, entre outras.
É importante esclarecer que os pacientes nas macas mencionados pela reportagem do Programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, não estavam internados. Devido ao aumento da demanda quantitativa e da complexidade dos pacientes há, consequentemente, maior número de observações clínicas, medicações e espera para a conclusão de exames solicitados pelas equipes médicas, entre outras. Em torno de 5% dos pacientes atendidos aguardam internação. O número de profissionais é habitualmente adequado ao atendimento do Pronto Socorro. Caso haja necessidade, existe a possibilidade de convocação para plantões extras, para cobertura da demanda.
Com relação à equipe de segurança do hospital, a quantidade de profissionais é proporcional ao número da demanda. A equipe de segurança é capacitada para o atendimento ao público. Eventualmente, pode ocorrer algum incidente e, quando ocorre, os seguranças são novamente orientados.