terça-feira, 15 de setembro de 2015

Boletim Informativo Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

Edição número 137
Setembro de 2015



São Paulo já possui 348 estabelecimentos com Selo de Acessibilidade

Já esteve em eventos no Centro de Convenções Anhembi? Divertiu-se no Shopping Campo Limpo ou no Teatro Alfredo Mesquita? Ainda que com funções muito diferentes, todos estes espaços da cidade integram a lista de edificações que têm a preocupação efetiva com o bem estar da pessoa com deficiência e já ganharam o Selo de Acessibilidade, reconhecimento pelos esforços na inclusão arquitetônica de estabelecimentos. A outorga do Selo pode ser solicitada por construções que já possuam o Certificado de Acessibilidade ou demais locais que passaram por processo de adequação. Para tanto, é necessário o encaminhamento aos técnicos da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), que farão uma vistoria no local em questão. O engenheiro da SMPED, Oswaldo Fantini, enfatizou que para o local receber o Selo de Acessibilidade é preciso ter todos os itens corretos, desde corrimãos, rampas, conforme a norma 9050 da ABNT.


IMAGEM 1: Em um grande auditório há diversos assentos vazios. Na primeira fileira, espaços vazios marcam o símbolo da pessoa com deficiência no chão.
        
Atividades culturais marcam abertura da Semana de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência
Setembro é um mês simbólico para as pessoas com deficiência, pois no dia 21 é celebrado o Dia Nacional de Luta pelos seus Direitos. Abrindo as comemorações da data, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência promoverá nos dias 19 e 20 de setembro diversas atividades culturais e esportivas inclusivas e gratuitas no Autódromo de Interlagos. Entre as atrações estão a Banda Música do Silêncio, formada por alunos com e sem deficiência de escolas municipais, manobras em skate adaptado com o grupo Carverize, uma unidade móvel do CATe, a agitação do DJ Anderson, capoeira adaptada, e muitas outras. A programação acontecerá dentro do estande da Secretaria na Feira Mobility & Show.
IMAGEM 2: Sete crianças uniformizadas com camisetas vermelhas tocam instrumentos.

Concurso para Professor de Educação Infantil tem vagas para pessoas com deficiência


A Secretaria Municipal de Educação abriu concurso público para vagas de Professor de Educação Infantil, que atuarão com crianças de zero a três anos de idade. Dos 600 cargos disponíveis, 30 (5%) são destinados a pessoas com deficiência. Para concorrer à vaga, o interessado precisa ter habilitação profissional para Magistério, ou Licenciatura em Pedagogia ou ainda Curso Normal Superior. A remuneração é de R$ 2.295,14 e demais vantagens para jornada de 30 horas semanais. As inscrições vão até o dia 29 de setembro e podem ser feitas pelo site ou em dois postos da Vunesp na Aclimação e na Vila Mariana. Mais informações www.vunesp.com.br
IMAGEM 3: Uma ilustração tem o fundo verde escuro, parecendo uma lousa escolar, e dentro está escrito “Concurso público” na cor branca, embaixo está “Educação” em azul, com uma estrela de cada lado, e mais embaixo um risco horizontal em verde mais claro. Após o risco, em rosa, está escrito “600 vagas”, e na mesma direção “30 delas” em laranja e na continuação “para pessoas com deficiência” em verde mais claro.

Elaborado pelo Departamento de Comunicação Institucional
Assessoria de Imprensa: Fábio Siqueira (Diretor – MTB 44.999) / Thays Cabette e Mônica Mantecon (Jornalistas) / Pedro Fortes (Assistente)
Estagiários: Renata Canivezo, Giovana Bellini (Redação) e João Paulo Vaellejo Ozores (Arte Final)
Facebook: www.facebook.com/acessibilidadeeinclusao
Email: imprensasmped@prefeitura.sp.gov.br