domingo, 16 de fevereiro de 2014

Caderneta do Idoso: consulta pública já está disponível

A Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi), do Ministério da Saúde, divulgou a abertura de consulta pública para a nova Caderneta do Idoso, que será lançada ainda no primeiro semestre de 2014. A população poderá dar a sua opinião, sugerir mudanças e criticar o novo modelo, que passou por uma grande reformulação, capitaneada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). O projeto, em parceria com a Cosapi, foi coordenado por Dália Romero, do Laboratório de Informações em Saúde (LIS).
 
A Caderneta funcionará como um orientador da rede de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), com informações sobre a saúde do idoso, uso de medicamentos, questões clínicas, queda de funcionalidade e etc. O projeto de reformulação envolveu especialistas da área de saúde do idoso, além de pesquisadores da Universidade da Terceira Idade (Unati), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Universidade de Brasília (UnB), e contou com a parceria do Centro de Referência do Idoso, do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O texto para consulta de toda a sociedade está disponível aqui e as contribuições devem ser encaminhadas ao Ministério da Saúde, exclusivamente pelo e-mail cadernetapessoaidosa@saude.gov.br em até 30 dias, com especificação do nome e do número da Consulta Pública, no texto da mensagem.

A Cosapi, que coordenou todo o projeto, pelo MS, fará a avaliação das sugestões e elaborará a versão final consolidada do documento, para que a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa seja distribuída em todo o território nacional.