segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Seminário apresenta política municipal de atenção à saúde da primeira infância

Evento trouxe mesas de debate realizadas por representantes do setor e exposição dos trabalhos desenvolvidos nas Coordenadorias Regionais de Saúde
Imagem do post
Profissionais da saúde assistem a palestras sobre atenção à primeira infância
No dia 12 de fevereiro de 2014, aconteceu o seminário A Saúde na Política Municipal São Paulo Carinhosa, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, na capital paulista. O evento é parte do programa homônimo, lançado na cidade por iniciativa da Dra. Ana Estela Haddad, ondontopediatra e professora da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, que fez uma palestra e respondeu a perguntas da plateia ao final da programação.
O encontro discutiu diversas questões relacionadas ao atendimento em saúde de crianças entre zero e seis anos de idade, denominada 1ª infância, e buscou, assim, viabilizar o diálogo entre os profissionais e autoridades envolvidos no mesmo. Na ocasião, também compareceram representantes do comitê gestor do programa, formado por 14 secretarias da PMSP, gestores da SMS e profissionais da saúde que atuam com a população em questão.
O secretário municipal da Saúde, José de Fillipi Junior e o coordenador da Saúde da Criança e do Adolescente do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha, participaram da mesa de abertura. Fillipi destacou a importância da necessidade de acompanhamento da criança, por parte dos pais, em caso de internação. “Em minha experiência pessoal, confirmei que criança sozinha no hospital não dá certo”, declarou. O representante do MS se ateve à subsistência dos projetos voltados à 1ª infância. “O Brasil é o 5° país no mundo que mais reduziu a mortalidade infantil, mas não devemos nos contentar”.
Na primeira mesa, a coordenadora da Atenção Básica da SMS, Rejane Calixto Gonçalves apresentou a infraestrutura da atenção primária municipal para receber a Política SP Carinhosa, e a Dra. Ana Estela Haddad descreveu o processo de implantação e implementação do projeto. “O programa é fruto da minha trajetória pessoal e profissional”, pontuou a primeira dama do município de São Paulo.
Na segunda exposição, a diretora do campus São Paulo da Unifesp, Rosa Fiorini Puccini, abordou o papel da educação nas ações de saúde para a 1ª infância. A coordenadora do CEInfo, Margarida Maria Tenório Lira, trouxe os dados dessa população na capital, e a representante da SMS no Conselho Municipal da Criança e Adolescente. E a Dra. Athene Maria de Marco Mauro, por sua vez, destacou a legitimidade estrutural da política municipal de atenção à saúde dessa população. “ Ela é pautada em marcos legais e diretrizes, como constituição e lei federal, estatuto, plano nacional e programas nacionais”, elencou .
Na última mesa do Seminário, os Coordenadores Regionais de Saúde de São Paulo relataram os trabalhos locais desenvolvidos para atendimento à 1ª infância. Em seguida, a Dra. Ana Estela e o secretário municipal adjunto da Saúde, Paulo de Tarso Puccini, responderam a algumas perguntas da plateia, encerrando o evento.
Confra as apresentações das palestras realizadas no Seminário no SlideShare da EMS: http://pt.slideshare.net/escolamunicipaldesaude
Colaboradora: Camila Marques