sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Novo ministro dará continuidade às políticas públicas atuais

Na segunda-feira (3/2), o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, transmitiu o cargo para seu sucessor, Arthur Chioro. Na cerimônia, Padilha aproveitou a oportunidade para destacar realizações do Ministério da Saúde nos últimos três anos. Um dos principais feitos de sua gestão foi programa Mais Médicos, que leva profissionais para as áreas mais remotas e carentes do País. "Este programa agora é Lei que vem preencher a imensa guinada de valorização da atenção básica. Até o final de março, teremos 13 mil profissionais do Mais Médicos", disse Padilha.


 
O ex-ministro também falou do avanço na tecnologia na produção de medicamentos e a incorporação da vacina HPV no calendário de imunização de meninas de 11 a 13 anos a partir de 10 de março. “Neste ano, nada menos que 5 milhões de pré-adolescentes serão vacinadas contra o vírus do HPV”, afirmou Padilha.
 
Outro programa que mereceu destaque na cerimônia foi o Farmácia Popular. “Aumentamos em 7 vezes o número de pessoas que pegaram remédio de graça para hipertensão, diabetes e asma no farmácia popular".
 
Padilha também lembrou que os avanços na saúde fizeram com que organismos internacionais, como Unicef e ONU, reconhecessem os esforços do governo federal para diminuir a mortalidade infantil e no tratamento a pacientes com AIDS.
 
Emocionado, Padilha também agradeceu a coordenadores e diretores de órgãos ligados ao Ministério da Saúde e parlamentares, que garantiram o repasse de parte dos recursos do Pré-Sal para a área de saúde.
 
“Arthur, todos nós que defendemos a vida e o SUS confiamos em você”, disse Padilha ao novo ministro, que recebeu um colete da Força Nacional do SUS. "Sinto-me profundamente honrado por ter recebido esse convite desafiador" disse Arthur Chioro. “O que me instiga é a oportunidade de colocar em prática tudo que aprendi, os sonhos e ideais de toda uma vida”, afirmou.
 
Em seu primeiro pronunciamento como ministro, Chioro destacou o desafio que será coordenar a pasta: “O meu compromisso, selado com a presidenta Dilma Rousseff, foi o de aprimorar os processos em cursos, inovar onde for preciso e ir além”, disse. Chioro também mencionou ampliação de campanhas de vacinação e de prevenção de doenças, como hepatites, HIV, dengue, entre outras.

Leia a reportagem completa no Portal Brasil.

Foto: Divulgação Ministério da Saúde