segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

TV Brasil estreia série "Direitos Humanos"

Gerência de Comunicação Social - EBC

Série analisa artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (Divulgação)
A TV Brasil estreia na próxima quinta-feira (20/02), a série Direitos Humanos. A produção retrata, como o próprio título diz, os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Com 15 episódios, cada um com 26 minutos, Direitos Humanos será exibido toda quinta-feira, às 20h. Os 30 artigos da declaração serão explicados nos episódios com perguntas, relevantes ao tema, feitas a três cidadãos: um político/jurista, um sociólogo e um cidadão comum.
Normalmente, o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e, claro, a igualdade perante a lei. A Declaração Universal dos Direitos do Homem da Organização das Nações Unidas (ONU) afirma: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.
Cada um dos 30 artigos será descrito através de um clipe de imagens e um texto que começará com a leitura do artigo, seguido de uma breve análise. Com isso, a série ganha formato e direciona o telespectador a tirar as suas próprias conclusões a partir das respostas dos entrevistados. O principal objetivo da série “Direito Humanos” é estimular a discussão simples, para promover um breve conhecimento do cidadão comum. A ideia é mostrar que os direitos e a liberdade de cada um termina onde começa a do próximo. Também pretende incentivar o reconhecimento de que não basta cobrar, se nada fazemos para promover ou melhorar
A série é atual, finalizada em 2013, tem direção de Paulo Szwec e traz alguns dos notáveis em “Direitos Humanos”, como Giancarlo Summa (representante da ONU); José Gregori, Paulo Vannuchi e Demétrio Magnoli (especialistas na área das humanidades); Glenda Mezarobba, Deisy Ventura, Leonardo Sakamoto, Maristela Basso (Professores); e Sérgio Vaz (Poeta).
  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0