domingo, 16 de fevereiro de 2014

MS e Fifa levam orientação de saúde para escolas

Teve início na segunda-feira (10/2) o curso para capacitar 242 professores da rede pública de ensino de todas as cidades-sedes da Copa do Mundo de Futebol, que irão trabalhar 11 temas relacionados à saúde com crianças e adolescentes, entre 11 e 12 anos de idade. O projeto é coordenado pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), em parceria com os ministérios da Saúde, Esporte e Educação e Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A ação será desenvolvida nas escolas utilizando fundamentos do futebol, como driblar, passar a bola, defender e chutar em concordância com 11 mensagens – respeite meninas e mulheres, controle seu peso, lave suas mãos, vacine-se, entre outras.
 
O treinamento segue até a próxima sexta-feira (14) e acontece em Brasília – onde também serão recebidos professores de Manaus (AM), Cuiabá (MT) e Belo Horizonte (MG). Natal (RN), por sua vez, contará com a participação de profissionais de Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Recife (PE). Já São Paulo (SP) abrigará professores do Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). O curso será ministro por profissionais da FIFA e de Curitiba, onde foi realizado projeto-piloto nas escolas no ano passado. Técnicos do Ministério da Saúde e das secretarias de Saúde das cidades-sedes também acompanharão o curso. Em seguida, os professores estarão habilitados para retornar as suas escolas e trabalhar as mensagens com os alunos. São 11 escolas em cada cidade, sendo dois professores por escola, indicados pelas secretarias de educação e MEC.
 
Os temas foram definidos pela FIFA, juntamente com representantes do governo brasileiro. Principais nomes do futebol mundial como Marta, Neymar Júnior, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Didier Drogba gravaram vídeos de divulgação das mensagens que serão trabalhadas nas escolas.