sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Centro “De Braços Abertos” festeja o Natal com apresentações musicais e distribuição de roupas

Evento será marcado por apresentação de circo e músicas compostas por usuários

Por Patrícia Pasquini


O Centro Integrado de Reinserção Social De Braços Abertos, localizado estrategicamente na área de abrangência da região central conhecida como Cracolândia, realizará no próximo dia 20, ao meio-dia, um evento natalino.
Na ocasião, será apresentado o sarau “O Circo Negro”, com a participação de palhaços profissionais e números musicais dos usuários do espaço nas linguagens do samba e Hip Hop. A ONG Rede Social do Centro distribuirá cerca de 200 kits de roupas e levará atrações musicais. “A arte é uma potente ferramenta para ajudar na recuperação dos indivíduos que enfrentam a problemática da dependência química. A cultura proporciona o resgate da autoestima e a inclusão social desta população, além de auxiliar na mudança dos paradigmas da sociedade em relação à cracolândia”, afirma o psiquiatra Flávio Falcone, diretor do espetáculo.
O nome “Circo Negro” nasceu do encontro entre o palhaço Fanfarrone (Flávio Falcone) e os personagens que utilizam o espaço - MC Kawx, Nego Banjo e Teca do Pandeiro -, que se identificam com a cultura do samba e do Hip Hop, frutos da cultura negra. “A maior parte da população que vive nas ruas da cracolândia é composta por negros ou afrodescendentes. Assim, é de extrema importância fortalecer este movimento cultural que surge dos próprios moradores da região e pode significar um caminho de resgate para muitos artistas que atuam no local. A cultura chega para transformar a dor em poesia”, explica o médico.
O Centro Integrado de Reinserção Social De Braços Abertos é um equipamento que visa, prioritariamente, o acolhimento com escuta qualificada das necessidades e demandas dos usuários, detectando suas potencialidades e habilidades. Esta tarefa é cumprida por meio da oferta de oficinas e grupos de caráter terapêutico, coordenados por equipe multiprofissional, com participação das organizações não governamentais e outros setores da sociedade civil.