terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Responda o questionário e descubra seu nível de estresse ocupacional


Estresse ocupacional gera sintomas físicos e psicológicos.
Avaliação foi criada pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress.

Estresse ocupacional é a tensão excessiva que o trabalhador sofre em função do trabalho que exerce. Pode ser ligado às características do trabalho em si, à sobrecarga de tarefas, ao ambiente físico do local de trabalho, ao modo como o chefe lidera a equipe ou mesmo pelas dificuldades interpessoais com colegas.
Responda o questionário abaixo, formulado pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS), e confira se você tem indicadores de stress ocupacional e qual a gravidade do que sente. Tenha em mente que o questionário abaixo não oferece um diagnóstico de sua condição, que só pode ser feito por um psicólogo. Trata-se somente de alertas para você se cuidar melhor.
1. Segunda feira, ao pensar em trabalhar, sinto um grande desanimo e vontade de não ir:
A) Nunca
B) Às vezes
C) Frequentemente
2. Meu nível de irritabilidade e intolerância com colegas de trabalho ultrapassa o dos outros ao meu redor.
A) Nunca
B) Às vezes
C) Frequentemente
3. Tenho tido azia, tensão muscular ou problemas de pele ou ainda alterações de pressão arterial.
A) Nunca
B) Às vezes
C) Frequentemente
4. Meu entusiasmo pela minha empresa está baixo.
A) Nunca
B) Às vezes
C) Frequentemente
5. Sinto que meu chefe não reconhece o valor de minha contribuição para a empresa.
A) Nunca
B) Às vezes
C) Frequentemente
6. Meus colegas de trabalho não colaboram comigo.
A) Nunca
B) Às vezes
C) Frequentemente
7. Sinto que minha produtividade está menor do que era antes.
A) Nunca
B) Às vezes
C) Frequentemente
8. Sinto muita raiva quando estou trabalhando.
A) Nunca
B) Às vezes
C) Frequentemente
9. Sinto-me ansioso no trabalho.
A) Nunca
B) Às vezes
C) Frequentemente
10. Fico feliz de ficar doente e não ter que trabalhar.
A) Nunca
B) Às vezes
C) Frequentemente

Verifique os indicadores de stress:
Se assinalou mais de 5 respostas “nunca”: Parabéns! Você não apresenta sinais significativos de um quadro de stress ocupacional.
Se assinalou mais de 5 “às vezes”: Parece que você está conseguindo lidar com a pressão do trabalho de modo adequado. Pode estar no estágio de resistência do stress.
Se o numero de vezes que indicou “frequentemente” foi:
1 ou 2: Você tem alguns indicadores de stress ocupacional já significativos. Reflita sobre a possibilidade de mudar sua percepção frente às demandas da empresa. Às vezes, a tensão pode ser criada pelo nosso próprio modo de ver o que se passa ao nosso redor. Às vezes, o stress vem de outros fatores, como família, amigos ou problemas pessoais.
5 ou mais: você tem sintomas que se parecem com os de pessoas que sofrem de stress ocupacional grave (estágios de quase exaustão ou exaustão). Se o quadro que você apresenta é típico de outros colegas, seria interessante que sua empresa oferecesse treinamento (palestras, oficinas, etc) para todos os funcionários, objetivando reduzir o stress ocupacional presente. Se isso não for possível, a recomendação é que procure um profissional da área da psicologia que o ajude a lidar com a pressão excessiva do trabalho.
Recomendações gerais para a prevenção e controle do stress:
- Exercício físico pelo menos três vezes por semana, por meia hora.
- Alimentação anti-stress, rica em legumes, frutas e verduras.
- Relaxamento, algum tipo de lazer, de atividade sem pressa, sem obrigação.
- Refletir sobre suas prioridades e sobre o que de fato é importante para sua vida, não somente no presente, mas também no futuro; viver de acordo com estas prioridades; respeitar os limites de seu corpo e da sua mente, não transcendendo os mesmos e, acima de tudo, vendo sempre o lado positivo da vida.