quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Laboratório móvel faz mamografias na Zona Sul de SP

Objetivo é estimular diagnóstico precoce do câncer de mama.
Mulheres com mais de 50 anos não precisam de encaminhamento médico.

Do G1 São Paulo
Uma carreta com equipamentos de mamógrafo e ultrassom ficará estacionada por um mês para realizar exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Rua Adolfo Pinheiro, em Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo. Mulheres com mais de 50 anos que quiserem fazer o exame não precisam de agendamento. As mais jovens precisam apresentar um encaminhamento médico.
O objetivo do programa "Mulheres de Peito" é estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama e incentivar as mulheres a fazerem os exames preventivos a cada dois anos na rede pública.
As imagens captadas pelos mamógrafos serão encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi),  da Secretaria de Estado da Saúde. O resultado sairá em até 48 horas após a realização do procedimento.
Caso seja detectada alguma alteração no exame, a Secretaria entrará em contato com as pacientes para a realização de biópsia guiada por ultrassom ou outros exames complementares. Havendo sinais de câncer maligno, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer o tratamento.

Outras três carretas-móveis deverão entrar em operação ainda no primeiro bimestre de 2014. Os veículos irão percorrer, inicialmente, outros bairros da capital e cidades da região metropolitana.

Laboratório Móvel
Até 25 de janeiro
Endereço: Rua Adolfo Pinheiro, 122, em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo.
Funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h.