terça-feira, 19 de agosto de 2014

2 de Setembro - 5ª Oficina Clínica do Testemunho Instituto Sedes Sapientiae


                                  CONVITE
A Clínica do Testemunho Instituto Sedes Sapientiae e a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça convidam os profissionais, estagiários e gestores de rede, da saúde e da justiça, para V Oficina de capacitação de profissionais visando multiplicar os agentes que possam exercitar uma escuta diferenciada nos processos terapêuticos e /ou jurídicos, em que estejam implicados sujeitos afetados pelas marcas traumáticas da violência do Estado. 
DATA:02 de Setembro de 2014
HORÁRIO: 13:00 às 17:00 Hs
LOCAL:Instituto Sedes Sapientiae – Rua Ministro Godoy, 1484, sala 104 –São Paulo SP


A Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae, nos seus 37 anos de existência, ocupa-se dos desdobramentos psíquicos e sociais das diversas formas de violência de Estado, inclusive das atuais. Desde dezembro de 2012 o Instituto Sedes Sapientiae firmou convênio com a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça tornando-se um dos cinco núcleos da Clínica do Testemunho em todo o Brasil.
O projeto “Clínicas do Testemunho” é resultado de um longo processo de responsabilização pelo Estado que busca congregar diversos segmentos da sociedade civil brasileira na promoção da justiça, da verdade e da memória. Consiste na formação de núcleos de atenção psicológica para pessoas afetadas pela violência de Estado durante o período da ditadura militar.
 Estes longos anos de violações dos direitos humanos trouxeram graves consequências para toda a sociedade.  A atenção psicológica é uma das formas possíveis de elaboração, reinscrição e coletivização da experiência traumática pessoal. Os testemunhos que os afetados prestam perante a Justiça permitem construir uma história silenciada durante 50 anos.
A Clínica do Testemunho Instituto Sedes Sapientiae trabalha com os efeitos devastadores dos crimes cometidos no período da ditadura militar, que incidem tanto no plano coletivo quanto no individual, com ressonâncias para as gerações seguintes.
A não elaboração coletiva das diversas formas de violência de Estado pode acarretar o seu retorno nas novas gerações, onde ela se manifesta travestida de delinquência ou de outras formas violência. Nosso desafio ético é o de transformar o espaço coletivo em lugar de agenciamento de subjetividades cidadãs, lugar de interlocução, de elaboração, de pertencimento, de reconhecimento e também de afirmação da diferença.
Seguindo estas diretrizes a Clínica do Testemunho Instituto Sedes Sapientiae realizará a quinta oficina de capacitação com profissionais da Saúde e Justiça com o intuito de construir e compartilhar ideias sobre nossa prática que exige uma escuta diferenciada nos processos terapêuticos e/ou jurídicos onde estejam implicados sujeitos afetados pelas marcas traumáticas da violência de Estado.

Numa perspectiva de ação em rede acreditamos que unindo diferentes frentes de trabalho como a Saúde e a Justiça realizaremos uma reflexão importante que pode ampliar o trabalho, capacitar agentes da Saúde para esta clínica psicológica específica, dar recursos para os profissionais da Justiça e contribuir para significativas transformações sociais.

O objetivo desse quinto encontro consiste em apresentar a Clínica do Testemunho Instituto Sedes Sapientiae e compartilhar as experiências profissionais dos participantes.

Para disparar a conversa e a reflexão sobre o tema exibiremos um vídeo da Conferência “Medo, Violência e Política de Segurança”, proferida pela socióloga Vera Malaguti Batista, onde desenvolve as raízes históricas da violência no Brasil.

Entregaremos uma apostila contendo material de apoio ao nosso trabalho.

Contamos com sua participação sua presença é fundamental para asseguramos o processo de Justiça de Transição.

Data 5ª Oficina Clínica do Testemunho Instituto Sedes Sapientiae: 2  de Setembro de 2014
Horário – 13:00 as 17:00  sala 104
Local- Instituto Sedes Sapientiae –Rua Ministro Godoy, 1484. Perdizes
 Telefones Clínica Psicológica: 3866-2735 e 3866-2736.


Atenciosamente,

Clinica do Testemunho Instituto Sedes Sapientiae

Maria Cristina Ocariz
(Coordenadora)
Maria Carolina B.GentileSciulliNana Corrêa Navarro e Tereza Cristina Gonçalves
(terapeutas- pesquisadoras responsáveis pelas Oficinas)

Nossa página no Facebook