segunda-feira, 22 de abril de 2013

Boletim Informativo Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida


Edição número 13
Abril de 2013


Em plenária do CMPD, representantes da sociedade e especialistas discutem sobre a inclusão na Educação

Cerca de 200 pessoas marcaram presença na plenária mensal do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), realizada sábado (06) na Câmara dos Vereadores de São Paulo. O tema em destaque foi a Educação Inclusiva; cujos palestrantes foram; a diretora de orientação educacional da Secretaria Municipal de Educação (SME), Silvana Drago, juntamente com uma equipe de profissionais que atuam no atendimento aos alunos,  a coordenadora do programa de pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ProfªDra. Maria Cristina Trigueiro Veloz Teixeira e a representante da Sorri Brasil, Carmen Bueno.

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, acompanhou toda a programação ao lado da presidente do CMPD, Sandra Reis. Em pauta, foram discutidos os programas de inclusão da rede municipal de ensino, projetos educacionais para alunos com transtornos do espectro do autismo e a importância da qualidade do ensino aplicada aos alunos com alguma deficiência.
Foto 1: Pessoas sentadas em cadeiras alinhadas em 6 fileiras. Ao fundo, uma mesa com cadeiras, onde estão sentadas seis pessoas. Atrás desta mesa, um telão exibe textos.  A frente to telão, mulher em pé, segurando microfone.

Caminhada na Av. Paulista celebra Dia do Autismo
Em comemoração ao dia mundial de conscientização sobre o autismo (celebrado dia 02/04), o Movimento Pró-Autista, em parceria com ABRACEI Autismo e outras entidades sociais que atuam no segmento da deficiência, reuniram familiares e amigos de pessoas com o transtorno para participarem, no domingo (07/04), de caminhada na Av. Paulista, cujo percurso foi de 2,2 km.  A secretária Marianne Pinotti se juntou aos demais participantes e seguiu o caminho completo até o MASP. O objetivo do evento foi conscientizar a população sobre a importância de um diagnóstico precoce e alertar para o preconceito que ainda existe em relação às pessoas que possuem o transtorno do espectro do autismo.  Ao final da caminhada, balões azuis (cor que faz alusão ao autismo) foram soltos na região.
Foto 2: Pessoas vestidas de camiseta azul , segurando balões da mesma cor, caminha pela rua. Em primeiro plano homem de chapéu, batendo palmas. Ao lado dele, uma mulher, uma criança e outra mulher caminham de mãos dadas.

Entidade americana visita SMPED para conhecer projetos de acessibilidade e inclusão
Representantes da entidade americana WorldChicago, juntamente com integrantes do Consulado Americano em São Paulo, visitaram, na segunda-feira (08), a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) para conhecerem  algumas das ações e programas da Prefeitura de São Paulo em favor das pessoas com deficiência. Na terça-feira, a entidade promoveu, juntamente com a Associação Desportiva para Deficientes – ADD e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, um fórum no Ceu Caminho do Mar para discutir políticas públicas que usam o esporte como meio de inclusão social.
Foto 3: Treze pessoas posam para foto. Nove estão de pé. Três estão em cadeiras de rodas e há uma mulher agachada em frente a elas. 

CAT anuncia 538 vagas de emprego para pessoas com deficiência
O Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), da Secretaria Municipal do Trabalho e do Empreendedorismo (SEMTE), está com 538 vagas para profissionais com deficiência ou mobilidade reduzida com salários que chegam a R$ 1.500,00.  Um dos cargos com maior número de vagas é o de auxiliar de cobrança com 70 oportunidades, exigindo ensino médio completo. O salário é de R$ 916,32. Os interessados podem comparecer a qualquer unidade do CAT ou enviar currículo para eficientes@prefeitura.sp.gov.br.


Assessoria de Imprensa - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - SMPED
Rua Líbero Badaró, 425 - 32º andar - Centro -  São Paulo/SP - Tel.: 3913 - 4000 -  imprensasmped@prefeitura.sp.gov.br   www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia - facebook.com/acessibilidadeeinclusao