segunda-feira, 8 de abril de 2013

Newsletter 282 / AMB Semana de 1 a 5 de abril de 2013


Entidades médicas discutem saúde pública com a presidenta Dilma
Representantes das entidades médicas tiveram reunião com a presidenta da República, Dilma Rousseff, na quinta-feira, 5 de abril, em Brasília, para tratar de assuntos ligados à saúde pública e à distribuição de médicos no país. Os médicos reafirmaram apoio ao SUS e ao projeto de Iniciativa Popular que reivindica investimento de 10% das receitas brutas da União para a saúde pública. Manifestaram ainda que a distribuição dos médicos só se resolverá com a criação de uma Carreira de Estado e se posicionaram contrários à facilitação de revalidação de diplomas estrangeiros de Medicina, defendendo o atual sistema Revalida. Numa conversa franca com os médicos, Dilma se mostrou receptiva aos temas tratados. Representaram a AMB no encontr o: dr. Jorge Curi, 1º vice-presidente, e o dr. José Bonamigo, 1º tesoureiro. 

Médicos fazem mobilização no Senado
Representantes de entidades médicas participaram em 2 de abril  de mobilização em defesa da qualidade da assistência na saúde e de condições para o exercício da medicina no Brasil. O evento, batizado de Concentração dos Médicos, ocorreu no Auditório Petrônio Portela, no Senado, por iniciativa do CFM, da AMB e da Fenam. Dr. José Luiz Dantas Mestrinho e dr. Lairson Rabelo representaram a AMB no evento. 


AMB leva carreta Casa + Segura para Campinas
Entre os dias 9 e 15 de abril, a população de Campinas e região poderá visitar a carreta Casa + Segura e interagir com ambientes que simulam os perigos encontrados em uma residência. O projeto, promovido pela Associação Médica Brasileira (AMB), tem como objetivo reduzir o número de acidentes domésticos. Com entrada gratuita, a Casa + Segura ficará aberta todos os dias das 12h às 20 horas na entrada das Árvores no Shopping Parque Dom Pedro Campinas (Avenida Guilherme Campos, 500 - Parque das Flores). De segunda a sexta, o projeto terá abertura especial das 10h às 12h para escolas municipais e estaduais da região. 


Liberação do aborto até 12 semanas não é consenso entre médicos
Leia a íntegra do texto assinado pelo dr. Florentino Cardoso e pelo dr. Florisval Meinão, presidentes da AMB e APM, abordando a falta de consenso da comunidade médica brasileira sobre a liberação do aborto até 12 semanas.  


Médicos do trabalho poderão ter registro reconhecido como de especialista
Durante reunião da Comissão Mista de Especialidades, realizada no CFM, em 27 de março, foi decidido que os médicos que têm registro de Médico do Trabalho em livros específicos nos CRMs e efetuados até 15 de abril de 1989 terão direito ao registro de especialista em Medicina do Trabalho. Os demais casos serão analisados de acordo com as Resoluções CFM 1.960/10 e 2.005/12. A decisão ainda deverá ser submetida à apreciação do plenário do CFM. Dr. Dennis Burns, representante da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), apresentou proposta para que seja criada uma área de atuação em Pediatria voltada para Dor e Sono. Dr. Aldemir Soares, secretário-geral da AMB, coordenou a reunião. 


Reunião da Comissão de Assuntos Políticos
Reunida na sede do CFM em 27 de março, a Comissão de Assuntos Políticos analisou cerca de 30 projetos de lei do Congresso e dois foram considerados importantes para serem acompanhados e incluídos na Agenda Parlamentar da Saúde Responsável. Dr. José Bonamigo e o dr. Dennis Burns representaram a AMB. A próxima reunião será dia 24 de abril, na sede da Associação Médica de Brasília. 


Comissão de Combate ao Tabagismo discute próximas ações de trabalho
Em 22 de março, a Comissão de Combate ao Tabagismo reuniu-se na AMB  e discutiu os seguintes pontos: inclusão na CBHPM de uma consulta voltada para os problemas do tabagismo; proposta de que houvesse uma especialidade médica ou área de atuação também voltada para o tabagismo; envio ao Judiciário de documento com evidências científicas referentes aos males causados pelo fumo como forma de subsidiá-lo nas decisões que devem ser tomadas em processos; cursos de capacitação para médicos lidarem melhor com o problema do tabagismo; empenho para que haja uma Lei de Ambientes Livres do Fumo em âmbito federal; e inclusão do tema tabagismo nos currículos das escolas de Medicina. Dr. Antonio Pedro Mirra, coordenador da Comissão, organizou os trabalhos. 


Poder e Saúde
Está no ar o site Poder e Saúde, criado pelo assessor parlamentar da AMB, Napoleão Salles. O site, que é atualizado diariamente com agenda e notícias das Comissões, contém ferramentas de auxilio à pesquisa para o trâmite legislativo, além de todos os projetos ligados a área da saúde – incluindo ainda informações do poder executivo, resoluções da ANS e Anvisa, especificamente.Clique aqui para acessar o conteúdo. 

Fonte: Email e http://portal.fenam2.org.br/