segunda-feira, 15 de abril de 2013

Nova edição do CSP já está no ar



Já está no ar a terceira edição de 2013 da revista Cadernos de Saúde Públicavol. 29, nº 3. A publicação on-line da ENSP traz, em seu editorial, uma discussão a respeito do sistema de revisão por pares. No texto, os autores comentam que esse tipo de revisão é essencial para se produzir ciência de qualidade. Porém, eles apontam que a atual questão tem sido não só a dificuldade para encontrar revisores para os inúmeros artigos, como também a notável diminuição na qualidade das revisões. Pesquisadores da ENSP participaram deste volume do CSP em artigos que abordam a mortalidade por doenças circulatórias na população idosa em decorrência das queimadas na Amazônia brasileira e a adaptação transcultural de uma ferramenta que será utilizada no contexto da assistência oncológica no Brasil. 
O artigo “Mortalidade por doenças circulatórias na população idosa e exposição a PM em decorrência das queimadas na Amazônia brasileira em 2005” foi escrito pela pesquisadora da ENSP Sandra Hacon em parceria com Eliane Ignotti e Karine Vila Real Nunes, ambas do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal de Mato Grosso. Trata-se de um estudo ecológico das taxas de mortalidade por doenças circulatórias, infarto agudo do miocárdio e doença cerebrovascular em microrregiões da Amazônia brasileira. De acordo com as pesquisadoras, a associação do indicador de exposição com as taxas de mortalidade por doenças do aparelho circulatório foi maior para o grupo mais idoso. No texto, elas afirmaram que ‘as doenças do aparelho circulatório em idosos residentes na Amazônia têm sido influenciadas pela poluição atmosférica resultante das emissões causadas por incêndios’.

O segundo artigo, com participação de pesquisadores da ENSP, trata da “Primeira etapa da adaptação transcultural do instrumento The Vulnerable Elders Survey (VES-13) para o Português”. O texto – escrito pelos pesquisadores Laércio Lima Luz e Inês Echenique Mattos, junto com Lívia Maria Santiago, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e João Francisco Santos da Silva, da Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul – teve como objetivo descrever as primeiras etapas do instrumento que será utilizado no contexto da assistência oncológica no Brasil. Para tanto, os pesquisadores realizaram traduções para o português e retraduções para o inglês. Ao final, considerou-se que a versão em português do VES-13 foi bem compreendida e se mostrou adequada para ser testada em suas qualidades psicométricas.

Confira aqui a íntegra do volume 29, número 3, da revista Cadernos de Saúde Pública.

CSP

A revista Cadernos de Saúde Pública está presente em todas as bases de informação bibliográfica relevantes pertinentes à área de saúde coletiva. Há dois anos, passou a ter suas citações computadas pelo Journal Citation Reports (JCR), que compõe a ISI Web of Knowledge e objetiva avaliar crítica e sistematicamente as revistas indexadas, com base em informações estatísticas geradas a partir de dados de citações feitas aos artigos publicados.