terça-feira, 16 de abril de 2013

Vacinação contra gripe inclui mulheres em resguardo e portadores de doenças crônicas


Começou nesta segunda-feira (15/4) em todo o país a15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que este ano será realizada até o dia 26 de abril. Serão vacinados os integrantes do grupo prioritário, formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos, que este ano terão o acesso ampliado a todos os postos de saúde e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs). Do grupo de profissionais de saúde fazem parte os funcionários dos hospitais do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.
Anísia Mursa faz parte do grupo prioritário e tem todos os motivos para se vacinar. Aos 65 anos, ela é portadora de diabete, hipertensa e toma medicamentos para controlar os dois distúrbios. “Entro hoje de licença médica e não terei desculpas de falta de tempo para não procurar um posto de vacinação”, diz a assistente administrativa daAssessoria Internacional de Saúde (Aisa). Anísia é uma pessoa bastante cuidadosa: controla a alimentação, evitando carboidratos e doces, e faz ginástica na Academia da Geração Saúde.
Ela faz parte do público-alvo, que representa aproximadamente 39,2 milhões de pessoas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 31,3 milhões de brasileiros, o que equivale a 80% do grupo. A campanha irá contar com 65 mil postos de vacinação e envolvimento de 240 mil pessoas, com a utilização de 27 mil veículos, entre terrestres, marítimos e fluviais. A ação é uma parceria entre as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS) –Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais de saúde.
Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Para apoiar as ações de mobilização da população e de preparação das equipes de saúde da família, o Ministério está enviando aos estados e municípios R$ 24,7 milhões, recursos que serão repassados do Fundo Nacional de Saúde aos fundos estaduais e municipais.
O Ministério da Saúde decidiu incluir também as mulheres em puerpério resguardo (45 dias após o parto), o popular resguardo, porque este grupo apresenta as mesmas condições de saúde das gestantes e também pelo fato de que, na amamentação, a vacina ajuda a proteger o bebê.
Prescrição - Os doentes crônicos, como Anísia, precisam apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que fizeram o registro para receberem a vacina. Se na unidade de saúde onde são atendidos regularmente não existir um posto de vacinação, os pacientes devem solicitar prescrição médica na próxima consulta.
secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, afirma que a vacina é segura é a melhor arma para impedir doenças graves, internações ou mesmo óbitos por influenza. Segundo ele, durante os 60 anos que tem sido usada no mundo, a vacina gerou conhecimento e segurança para os grupos indicados. “É mito aquela história de que a vacina pode causar gripe. O vírus usado é inativado, portanto não há transmissão da gripe pela vacina. Às vezes, a pessoa já estava como vírus em incubação, já que existem vários outros circulando com quadro parecido, como o resfriado, que não é protegido pela vacina. Ela pode ter tido contato com alguém com resfriado”, ressaltou Barbosa.
Prevenção – O Ministério também orientará a população sobre a adoção de medidas simples de prevenção para evitar a gripe, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar contato com pessoas doentes e aglomerações se estiver com sintomas da gripe, além de proteger a tosse e o espirro com lenços descartáveis.
Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. A medida possibilita ao médico avaliar a necessidade de prescrever os antivirais específicos para a gripe, disponíveis de forma gratuita nas unidades da rede pública.
Os médicos também receberão informações sobre a necessidade de prescrever esses antivirais em determinadas situações, de acordo com o protocolo de tratamento da influenza, produzido pelo Ministério da Saúde. “A vacina é um mecanismo importante para evitar casos graves e óbitos por gripe nos grupos mais vulneráveis”, diz Barbosa.
Confira o cartaz da 15ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe
Fonte: Maria Vitória /Comunicação Interna do Ministério da Saúde