terça-feira, 16 de abril de 2013

Conasems discute desafios de governos municipais


O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) participará do II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá em Brasília, de 23 a 25/4. O evento contará com diversas atividades que pretendem discutir soluções e alternativas sustentáveis que tornem as cidades mais acolhedoras, seguras e estruturadas para a população. O conselho terá, no encontro, duas salas temáticas sobre programas federais para municípios e novas conquistas para o g100.

Segundo a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que organiza o evento, a discussão é especialmente relevante para 73% dos prefeitos que tomaram posse no início deste ano, pois encaram a desafiante missão de cumprir as promessas de campanha em meio a obrigações legais e aos clamores dos cidadãos que exigem serviços essenciais de qualidade. Na ocasião, também ocorrerá a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que debaterá a operacionalização das políticas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nos dias 24 e 25/4, o Conasems engajará tais reflexões e discussões com as salas temáticas Reflexos dos programas federais nos municípios Novas conquistas para o g100. A primeira contará com a presença da diretoria do conselho para discutir, na forma de debates, palestras e painel, temas como “Aproximação entre governos federais e municipais na atenção básica à saúde: falta de médicos e melhoria da qualidade”, “PAC Favela e PAC Saneamento”, além do “Lançamento do relatório O estado das cidades no Brasil”. A segunda sala temática discutirá temas como “Ações do Plano Brasil Sem Miséria para o g100”, “Projeto de inclusão produtiva com segurança sanitária” e “Programa Nacional de Microcrédito (Crescer)”.
Para se inscrever, clique aqui.