sábado, 13 de abril de 2013

Boletim CRP SP

Encontro com psicólogos (as) trabalhadores (as) em serviços de saúde mental
O CRP SP tem recebido algumas demandas sobre essa atuação, vindos tanto dos profissionais, quanto de órgãos como o Ministério Público e, por isso, pretende se aproximar da situação dos (as) profissionais que trabalham nos CAPS (Centro de Atendimento de Atenção Psicossocial). O evento será uma Roda de Conversa que irá debater assuntos diretamente relacionados ao cotidiano destes (as) psicólogos (as). As conselheiras do CRP SP Graça Camara e Marilia Capponi estarão presentes no evento.
Quando: 19 de abril – das 15h às 18h
Onde: Auditório da sede do CRP SP - Rua Arruda Alvim, 89, Jd. América, São Paulo, SP
Mais informações e inscrições: http://www.crpsp.org.br/EncontroSaudeMental/ 


CREPOP lança documento sobre Educação Básica
O Centro de Referência Técnica de Psicologia em Políticas Públicas (CREPOP) promove debate que irá lançar o documento de referência para profissionais da Psicologia que atuam na Educação Básica. A atividade contará com a participação das especialistas Carmem Silvia Rotondano Taverna, Iracema Neno Cecilio Tada e Marilda Gonçalves Dias Facci. A Conselheira do CFP, responsável pela comissão Ad-hoc, Marilene Proença Rebello de Souza, será a mediadora do debate, que terá transmissão online do CRP Web TV.
Quando: 17 de abril – das 19h às 21h
Onde: Auditório da sede do CRP SP - Rua Arruda Alvim, 89, Jd. América, São Paulo, SP
Mais informações e inscrições: www.crpsp.org.br/crepop 


No Site

Já está disponível para visualização e download a íntegra das discussões realizadas no Seminário Identidades Trans e Políticas Públicas de Saúde: Contribuições da Psicologia, que aconteceu em 14 de março, na sede do CRP SP. O seminário fornecerá subsídios para uma nota técnica que será coordenada pelo CFP, com a participação dos Conselheiros Regionais, consultores (as) e movimento social. O objetivo é construir diretrizes éticas e técnicas à categoria sobre o processo transexualizador e sobre as questões da transexualidade. Confira. 

Revista Temas em Psicologia faz chamada para artigos sobre homossexualidade
Atualmente o Brasil é o campeão mundial de crimes homofóbicos. Aspectos políticos e socioculturais têm contribuído para esse panorama. A ausência de um posicionamento legal, que poderia cercear crimes homofóbicos, aliados a discursos religiosos e "pseudo terapêuticos", que propõem a cura da homossexualidade, contribuem para esse cenário que desrespeita a Declaração Universal de Direitos Humanos. Por isso, a revista Temas em Psicologia, publicação ligada à Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), promove um número especial sobre homossexualidade para a divulgação de estudos científicos sobre homoerotismo, homoparentalidade, adoção e diversidade sexual. Para mais informações, acesse: www.temasempsicologia.org

Audiência Pública debate PL que significará um retrocesso na Lei Antidrogas; CFP divulga parecer 
Um dissenso sobre o Projeto de Lei 7.663/10, que pretende reformar a Lei Antidrogas, marcou a audiência pública da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, realizada em 2 de abril, na Câmara dos Deputados, em Brasília. De um lado estavam aqueles (as) que prezam pela rápida aprovação do PL; do outro, os (as) que enxergam o dispositivo como um retrocesso no que diz respeito às políticas públicas para drogas. O CFP divulgou parecer em que trata das mudanças na Lei. Saiba mais.

Debate online do CREPOP marcou lançamento de publicação sobre atuação profissional nos CREAS 
A atuação dos (as) profissionais de Psicologia nos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) foi discutida em 21 de março, durante o lançamento de documento de referência do CREPOP (Centro de Referência Técnica de Psicologia em Políticas Públicas) sobre o mesmo tema. Produzida por especialistas, a publicação é um recurso para qualificação e orientação da prática profissional do (a) psicólogo (a) nas diferentes ações da Política da Assistência Social. Saiba mais.