terça-feira, 16 de abril de 2013

Governo lança Inova Saúde para medicamentos


Durante reunião do Comitê Executivo e Conselho de Competitividade do Complexo da Saúde, em São Paulo, foi anunciado, pelo Ministério da Saúde (MS), dois editais de seleção pública de planos de negócio de empresas com projetos inovadores voltados ao desenvolvimento do que há de mais moderno em medicamentos, os chamados biológicos (que tratam doenças como câncer e atrite), como também medicamentos tradicionais e equipamentos de saúde. O programa, batizado Inova Saúde, envolve R$ 2 bilhões de recursos, que serão coordenados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o próprio MS.

O Ministério vai selecionar os melhores projetos que envolvam produtos prioritários para o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o BNDES lança a terceira etapa do programa Profarma, que cria uma linha de financiamento envolvendo R$ 5 bilhões para apoiar empresas com projetos de desenvolvimento de biotecnológicos no Brasil.

Ao longo do evento, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) formalizou o compromisso com o Ministério da Saúde de dar prioridade à análise da patente de produtos estratégicos para o SUS, conforme resolução publicada na terça-feira, 9/4. Com isso, a expectativa é que o tempo de análise de patentes seja reduzido de nove anos para nove meses.