sábado, 13 de abril de 2013

Notícias Pontão - Convivência e Cultura de Paz

Este é o  Boletim do Pontão de Convivência e Cultura de Paz. Este informativo traz as notícias e atividades realizadas pelo Pontão a todos os Pontos de Cultura e a todas as pessoas interessadas em saber mais sobre este paradigma, fundamental para o reencantamento do mundo.

"As coisas que queremos e parecem impossíveis só podem ser conseguidas com uma teimosia pacífica." Mahatma Gandhi


  
5 de abril de 2013

 
Notícias de Paz - Março de 2013 
Vem ai! Conviver em Paz nas Cidades: I Encontro Nacional de Cultura de Paz, Políticas Públicas e o Direito à Cidade, de 29 e 31 de agosto, na Funarte São Paulo. mand
Vivemos na sociedade brasileira um aumento crescente da violência urbana e da desagregação social. É preciso dar um basta à violência como forma de expressão de um modo coletivo de vida, propondo a reinvenção da solidariedade e ações de justiça, democracia participativa, diversidade cultural, desarmamento, diálogos multiculturais e desenvolvimento sustentável. É urgente estimular o valor da convivência e da cultura da não violência no direito às cidades.
Diante desse cenário, o Pontão convida para o Encontro Nacional de Políticas de Convivência, Cultura de Paz e Tecnologias Socioculturais, com o objetivo de contribuir para promover e articular a cultura de paz nas ações do Programa Cultura Viva (Pontos de Cultura e Pontões), poder público, sociedade e movimentos socioculturais. Além de estimular a construção de uma agenda nacional de Cultura de Paz em rede.
Quer saber mais? Acesse: site ou assista
Sessões de Diálogo no Pontão
geralsessao
Nos dias 14, 19 e 26 de março, o Pontão realizou Sessões de Diálogo: Cultura Viva e Cultura do Bem Viver com a participação de Ivan Nógales, coordenador do I Congresso Latinoamericano Cultura Viva e Cultura Viva Comunitária; Sistema, Planos de Cultura e Cidadania Cultural com a participação do secretário de articulação institucional do MinC, João Roberto Peixe e do coordenador da assessoria da SMC-SP, Guilherme Varella. Encerrando, o mês o coordenador de juventude da Sec. Mun. dos Direitos Humanos e Participação Social, Gabriel Medina falou sobre "Políticas Públicas de Juventude: violência e cultura de paz".

Cultura Viva na América Latina é tema de encontro com Iván Nogales

ivan14
Integrando a programação da Sessão de Diálogo com o tema Cultura Viva e Cultura do Bem Viver, no dia 14 de março, o Pontão de Convivência e Cultura de Paz realizou o segundo encontro preparatório para o I Congresso Cultura Viva Comunitária na América Latina, com a participação do coordenador do congresso Iván Nogales.
Congresso que acontecerá de 17 a 22 de maio, em La Paz (Bolivia), reunirá mais de seiscentos coletivos latino-americanos que têm em comum a cultura viva comunitária, a arte, a cultura de paz e as novas tecnologias de comunicação.
Leia mais

Cultura: seus sistemas e organicidades
dia19
Com o tema Sistema, Plano de Cultura e Cidadania Cultural, a Sessão de Diálogo do dia 19 de março contou com as participações do João Roberto Peixe (Secretário de Articulação Institucional do MinC) e de Guilherme Varella (Coordenador da Assessoria da SMC-SP), com a mediação de Altair Varella (Consultor de Políticas Culturais do Instituto Pólis). Os desafios da criação de políticas públicas culturais eficazes e que atuem em prol da diversidade e demandas das cidades brasileiras, em especial São Paulo, foram os temas que nortearam o encontro realizado no Pontão de Convivência e Cultura de Paz.
Leia mais

A hora e a vez da juventude
dia26
O que é ser jovem em São Paulo? Encerrando o ciclo da Sessão de Diálogo de março, o Pontão de Convivência e Cultura de Paz realizou bate-papo Políticas Públicas de Juventude: violência e Cultura de Paz, com a participação de Gabriel Medina, atual coordenador da juventude da Sec. de Direitos Humanos e Participação Social. Num encontro descontraído, Medina apresentou os desafios de criar um programa para juventude do município. 
De acordo com o coordenador da juventude, o foco principal da atual gestão é criar espaços e condições para formação dos jovens e criar dispositivos que erradiquem o alto índice de mortalidade na população jovem de São Paulo.
Leia mais

Acontece no Pontão

Pontão realiza em abril Caminhas pela Paz nas ruas da Cidade Tiradentes e Centro

caminhadaCom o intuito de estimular a apropriação criativa dos espaços públicos a partir de ações que promovam a convivência e Cultura de Paz em abril e maio o Pontão Pólis organiza ciclo de Caminhadas pela Paz. 




Leia mais



Dicas do Pontão

 
I Encontro Brasileiro de Pesquisa e


Entre os dias 1 e 3 de setembro acontece em São Paulo o 
I Encontro Brasileiro de Pesquisa em Culturaencontropesq
Com o tema "Pesquisa e produção do conhecimento para além da universidade", o encontro busca reunir pesquisadores de todo país para debater e organizar o campo da pesquisa em cultura no Brasil.
 O objetivo é reunir pesquisadores que investigam a área da cultura, dentro e fora da universidade e que estão dispersos no território nacional, nas diferentes disciplinas e em diferentes contextos sociais. 
Com o encontro, esperamos fomentar o diálogo entre campos,instituições e agentes, evidenciando convergências e oportunidades de colaboração. Mais informações:http://www.pesquisaemcultura.org/

Lá do Leste - Uma Etnografia Audiovisual Compartilhada

La do leste
Como a Antropologia Visual pode contribuir para uma participação mais efetiva dos artistas e moradores dos distritos periféricos nos processos de reflexão e decisão sobre o destino da nossa cidade? E quais são as contradições e tensões entre o atual modelo de desenvolvimento urbano e a arte de rua?
O Livro é dividido em Cenas e Bastidores. As cenas são retiradas da observação do cotidiano em Cidade Tiradentes, principalmente das filmagens dos documentáriso. Conversas e discussões que tiveram lugar em todo o processo de pesquisa em Cidade Tiradentes constituem a matéria-prima dos bastidores

Primeiro Comunicado da Caravana por La Paz

comunicadolapaz
O Congresso que reunirá mais de 600 representantes dos mais diversos países da América Latina, entre movimentos sociais e culturais, legisladores de parlamentos nacionais e locais e gestores públicos de cidades e países latinoamericanos, representa a consolidação de uma política cultural transformadora, construída de baixo para cima, em uma aventura continental.
Existem hoje em nosso continente cerca de 120 mil organizações culturais comunitárias desenvolvendo práticas emancipatórias de transformação social através da cultura. Parte importante deste amplo e diverso panorama estará reunida em La Paz para pensar, debater, celebrar e avançar em uma construção coletiva.

Diadema promove encontro de Agentes Culturais de São Paulo
redeAcontece sábado, dia 6 de abril, na Casa do Hip Hop, a primeira edição da Reunião de Agentes Culturais da Região Metropolitana de SP.
A construção de uma agenda de propostas de intervenções culturais da Rede ABCD e o mapeamento das ações culturais na região serão os temas debatidos no encontro.



Livro: "Quando Eu Voltar a Ser Criança" de Janusz Korczak. Grupo Editorial Summus (1981)

livrovoltar
Janusz Korczak, educador, o mestre polonês levou sua dedicação as crianças a ponto de - com um grupo deles - fazer a viagem final, em meio ao extermínio da Segunda Guerra Mundial. Eis um livro raro, tocante, sensível, comovente. No livro se faz de porta-voz das crianças, voltando a ser uma e revivendo um mundo através dos olhos, sensações, tristezas e desencantos que toda criança vive. Um livro envolvente e sábio, mostrando as dificuldades de ser criança neste mundo feito, pensado e mandado pelos adultos.







www.polis.org.br.jpg
Pólis - Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais - Rua Araújo 124, Centro, São Paulo - SP CEP 01220-020 t. 55 11 2174 6800 f. 55 11 2174 6848