quarta-feira, 10 de abril de 2013

Clipping da Saúde - Acompanhe


SUS: Entre o Estado e o Mercado



O núcleo Plataforma Política Social produziu um caderno de artigos sobre a recente discussão sobre o SUS e a crescente privatização da saúde no Brasil. O Carderno Temático "SUS: entre o Estado e o mercado" traz 11 artigos e uma entrevista com José Gomes Temporão sobre o sistema público brasileiro. http://www.politicasocial.net.br/index.php/caderno/caderno-saude.html

Secretário anuncia concurso para cargos na área da saúde.

A Prefeitura de São Paulo abrirá concurso público para todos os cargos da área da saúde ainda neste ano http://bit.ly/11UXzjt


A Prefeitura de São Paulo definiu o cronograma das audiências públicas que debaterão o Programa de Metas 2013-2016, que vai nortear o crescimento da cidade nos próximos quatro anos.

O documento conta com 100 metas, agrupadas em três eixos temáticos: compromissos com os direitos sociais e civis, desenvolvimento econômico sustentável com redução das desigualdades, e gestão descentralizada, participativa e transparente.

Nas Subprefeituras, as audiências serão realizadas nos dias 13 e 20 de abril.

As temáticas estão marcadas para os dias 18, 22 e 25 de abril, no Sindicato dos Engenheiros.

A audiência pública geral será na Câmara Municipal, no dia 30 de abril, a partir das 10h.

O Município estima investir entre R$ 22 bilhões e R$ 23 bilhões na execução do plano. Veja mais:


Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação e Acessibilidade começa na próxima semana em São Paulo
XI Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade.
Data: de 18 a 21 de abril de 2013
Horário: De 18 a 19 das 13h às 21h, de 20 a 21 das 10h às 19 h.
Local: Centro de Exposições Imigrantes. Rodovia dos Imigrantes km 1,5 – São Paulo


CDH aprova atendimento integral a vítimas de violência sexual




Ministério da Saúde aumenta controle sobre SAMU

A Portaria do Ministério da Saúde, publicada nesta terça-feira (9) no Diário Oficial da União (DOU), estabelece o prazo de 60 dias para que gestores de todos os municípios cobertos pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) comecem a cadastrar seus veículos e Centrais de Regulação das Urgências. 

INCA lança quiz que auxilia na prevenção do câncer


De uma forma geral, frutas, legumes e verduras são alimentos protetores e podem até reverter estágios iniciais da formação do câncer, por conterem fibras e nutrientes importantes, como vitaminas. Já os grelhados, apesar da crença geral, são perigosos para a saúde, já que preparar carnes em temperaturas extremas agrega substâncias cancerígenas ao prato. Aprenda isso e muito mais respondendo ao quiz no portal do INCA.

Programa de qualidade da Atenção Básica é ampliado nos municípios

A partir de agora os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) vão receber as melhorias proporcionadas peloPrograma Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). A medida foi possível por meio de portaria publicada na última sexta-feira (05). Agora, além das Equipes de Saúde da Família (ESF) e Equipes de Saúde Bucal (ESB), os NASF também vão contar com aumento do recurso. Leia Mais. 

Laboratório de Pesquisa sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis), em parceria com oMinistério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização e Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES) , lançou uma Convocatória para relato de experiências de apoio e um questionário para mapear a atuação dos apoiadores nas diversas regiões do Brasil. Todos os apoiadores que realizam atividades de mobilização, articulação, interlocução, mediação e apoio no SUS poderão compartilhar sua experiência com outros trabalhadores e instituições. Para isso, basta se cadastrar e responder ao questionário online.

 

#EntrevistaMS | Para pesquisadora colombiana, todo sanitarista deve trabalhar com intersetorialidade

 Para a colombiana, toda pessoa que trabalha na área de saúde pública deve entender que as respostas para diversas questões do setor só são possíveis a partir de um trabalho articulado, com a participação de diversos setores do desenvolvimento social. Leia mais