sexta-feira, 18 de julho de 2014

Boletim de Notícias (ed 79) - Acessibilidade e Inclusão


1.jpg2.jpg

Equivalente Textual

Boletim Informativo
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Edição número 79
Julho de 2014

Personagem da Vez: Danilo Onofre
Danilo Onofre, de 23 anos, utiliza cadeira de rodas e ama praticar esportes.  Todo sábado, ele vai até a represa de Guarapiranga para praticar a canoagem com o Instituto Fernando Fernandes Life. Mateus Nascimento, treinador do Instituto, comentou sobre a evolução do garoto a partir do momento que iniciou a vivência. “O Danilo esta cada dia mais forte e pegando os truques. É um talento. Vamos colocar ele no caiaque de competição para ele ir se adaptando”.
Danilo nasceu com um tumor maligno na coluna, na região lombar e por consequência ficou com escoliose e paraplegia. Mas isso nunca o impediu de ter uma vida comum. Além de praticar esportes, como natação, canoagem e basquete, ele não dispensa um show de rock. “Claro que tem lugares cujo acesso é mais complicado, mas isto não impede de querer curtir com meus amigos”, completa o jovem.
FOTO UM: Homem em cadeira de rodas com boné vermelho e ao fundo a represa do represa de Guarapiranga e ao lado esquerdo quatro caiaques.

Conselho da Pessoa com Deficiência realiza Plenária no sábado
No próximo sábado, 19, às 14h, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) realiza a sua plenária mensal no auditório na Universidade Mackenzie, em São Paulo. O evento, que reúne pessoas com deficiência, familiares, representantes de entidades, integrantes do Conselho e demais interessados, tem  objetivo de discutir e propor ações de acessibilidade e inclusão na cidade.
Esse mês as temáticas abordadas na reunião estarão centradas no XXIV Encontro Paulistano  de Pessoa com Deficiência que acontecerá em agosto, além do levantamento das sugestões para o novo regulamento do serviço Atende. A participação na plenária é aberta a todos.
FOTO 2: Homem de cadeira de rodas com camisa azul falando no microfone e ao fundo pessoas

Você Sabia?
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo possui um Núcleo Especializado de Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência que atua em casos de lesão ou ameaça de lesão aos direitos desse público. O Núcleo ainda tem por função auxiliar os órgãos de execução e atuação da Defensoria Pública de São Paulo no desempenho de suas atividades, assim como a promoção de educação em direitos, através da elaboração de cartilhas temáticas e da apresentação de palestras.
O Núcleo está localizado na Avenida Liberdade, 32, 4º andar. Contato pelo email idosoepcd@defensoria.sp.gov.br ou pelos telefones 3105-5799 ramal 246 e 3101-0678

FOTO 3: Símbolo do Núcleo Especializado de Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Elaborado pelo departamento de comunicação institucional
Assessoria de Imprensa: Fábio Siqueira (Diretor – MTB 44.999) / Leandro Pereira (Jornalista)  / Mônica  Mantecon (Jornalista) /  Pedro Fortes (Assistente)
Estagiárias: Cindy Candis / Thaís Rodrigues (Arte Final)
imprensasmped@prefeitura.sp.gov.br/ www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia