terça-feira, 22 de julho de 2014

Orientações técnicas de educação em sexualidade para o cenário brasileiro: tópicos e objetivos de aprendizagem


© UNESCO

A publicação dedicada a educadores é o resultado de uma adaptação para o cenário brasileiro de tópicos e objetivos de aprendizagem incluídos na publicação "Orientação técnica internacional sobre educação em sexualidade: uma abordagem baseada em evidências para escolas, professores e educadores em saúde, volumes 1 e 2", publicada pela UNESCO, Paris, em 2009, em parceria com UNFPA, UNICEF e OMS no âmbito da UNAIDS. A intenção consiste em fornecer orientações para o desenvolvimento de currículos adaptados aos locais onde serão aplicados.

status de desenvolvimento do Brasil e a experiência prática nessa área certamente podem apresentar aspectos inovadores e servir como referências para versões futuras dessa orientação técnica internacional, assim como seus tópicos e objetivos de aprendizagem para a educação em sexualidade.
O interesse da Representação da UNESCO no Brasil, em parceria com organizações especializadas na área, é de analisar nacionalmente os conteúdos desses tópicos para incorporar a rica experiência brasileira nas análises internacionais. Por outro lado, considerando a possibilidade de se adaptar os tópicos do cenário local, é necessário obter a validação dessas orientações por especialistas brasileiros nas áreas de gênero e sexualidade, de forma a garantir a relevância e a adequação dos conteúdos para cada público-alvo no território nacional.
Brasília: UNESCO, 2014. 53 p., illus. ISBN: 978-85-7652-189-1