quarta-feira, 30 de julho de 2014

Inquérito Domiciliar de Saúde - 2014 (ISA - Capital)

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP) realizará, no período de agosto a dezembro/2014, a coleta de informações para a pesquisa “Inquérito Domiciliar de Saúde – 2014” (ISA-Capital), junto à população residente no Município de São Paulo, com o objetivo de conhecer aspectos importantes relacionados ao estado de saúde, estilo de vida e utilização dos serviços de saúde.

O ISA-Capital 2014 é realizado por meio de convênio com a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). A pesquisa vai reunir dados sobre o estado de saúde, estilo de vida e utilização dos serviços de saúde da população residente na cidade de São Paulo. Em todo o município, serão realizadas mais de 4.000 entrevistas domiciliares, por meio da aplicação de questionários por profissionais devidamente identificados.

Este inquérito, à semelhança daqueles realizados em 2003 e 2008, tem a finalidade de oferecer um banco de dados com informações que permitam descrever aspectos atuais da situação de saúde da população residente na capital paulista, seu comportamento e uso de serviços de saúde, bem como mostrar suas tendências comparadas aos dados de 2003 e 2008.

O ISA-Capital 2014 tem como objetivo oferecer um banco de dados que irá permitir:

─ avaliar o estado de saúde da população residente no município de São Paulo segundo as condições de vida;
─ analisar a desigualdade social segundo estilo de vida, morbidades agudas e crônicas e uso de serviços de saúde, incluindo práticas preventivas;
─ estudar a associação entre comportamentos, morbidades e uso de serviços de saúde;
─ avaliar a evolução do binômio condições de vida/saúde no município de São Paulo com os dados dos inquéritos de 2003, 2008 e 2014.

Publicações com análises das bases de dados do ISA-2003 e 2008 encontram-se divulgadas na página da SMS http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude/morbidade/0018 .

É uma importante pesquisa para aprofundarmos o conhecimento da situação de saúde e, com isso, colher elementos adicionais para fundamentar nossas políticas de saúde. Por se tratar de inquérito definido por processo amostral, é necessário que os residentes nos domicílios selecionados atendam os entrevistadores, evitando o máximo possível as recusas.