sexta-feira, 18 de julho de 2014

Boletim de Noticias SMPED - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida


1.jpg2.jpg
Equivalente Textual

Boletim Informativo
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Edição número 78
Julho de 2014

Plenária discute serviço de Transporte para Pessoa com Deficiência

No último sábado, 5 de julho, aconteceu a plenária extraordinária do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), que discutiu as melhorias necessárias na prestação do serviço ATENDE. O evento, que aconteceu na UMAPAZ – Ibirapuera, contou com a participação da secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida Marianne Pinotti, o chefe de gabinete da SMPED Otacílio Fernandes, o presidente do conselho municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) Gilberto Frachetta, e as conselheiras Maria de Fátima Silva Lima, Marli dos Santos e Luciene Ferreira de Sousa.
A secretária Marianne Pinotti salientou a relevância da discussão do serviço das vans do ATENDE. “É de suma importância ampliar este serviço para as pessoas com deficiência na cidade de São Paulo, pois todos temos direito de ir e vir com qualidade”, completou a secretária.


FOTO 1: Homem de cadeira de rodas com camisa azul falando no microfone e ao fundo pessoas
Histórias de Superação – Allan Alves

O Jovem Allan Carvalho Alves, de 19 anos, travou uma luta contra todas as dificuldades que foram postas em seu caminho. Em dezembro de 2012, Allan foi vítima de um grupo de atiradores, levou sete tiros e permaneceu internado por dois meses. Após o choque, foi encaminhado e avaliado pela equipe do CER IV M'Boi Mirim, ficou sob os cuidados de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e enfermeiros. Foi identificado com uma lesão modular e o garoto estava paraplégico. Allan, no entanto, decidiu começar uma nova vida a partir disso. Iniciou o tratamento de reabilitação em maio de 2013, tirou sua carteira de habilitação, fez novas amizades e planeja voltar a estudar. “Meu sonho é me formar em engenharia”, fala o rapaz com brilho nos olhos. O jovem teve uma grande evolução, tanto física quanto emocionalmente e em nada lembra o garoto franzino e desanimado de antes. Hoje, Allan tem uma autonomia na cadeira de rodas e uma independência maior para executar suas atividades rotineiras.

FOTO 2: Homem com jaleco branco ajudando outro em cadeira de rodas na reabilitação.

Você sabia?

O Instituto de Ortopedia e Traumatologia Hospital das Clínicas (IOT-HC), em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC), realiza testes da aplicação clínica de prótese de mão feita em impressora 3D. A prótese é baseada no modelo da África do Sul, confeccionada com materiais simples como ABS (termoplástico), linha de pesca (cabo de aço), elástico comum e borracha. Atualmente, o custo estimado é de R$ 400. Inicialmente pensada para crianças, a prótese está sendo adaptada no Brasil para ser usada provisoriamente por pessoas que sofreram acidentes de trabalho. A prótese  será em breve testada por um grupo de crianças. Essa é uma das vantagens, à medida que a criança cresce, a peça pode ter suas partes reimpressas e adaptadas.

FOTO 3: Prótese na cor branca de plástico feita pela impressora 3D


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Elaborado pelo departamento de comunicação institucional
Assessoria de Imprensa: Fábio Siqueira (Diretor – MTB 44.999) / Leandro Pereira (Jornalista)  / Mônica  Mantecon (Jornalista) /  Pedro Fortes (Assistente)
Estagiárias: Cindy Candis / Thaís Rodrigues (Arte Final)