sexta-feira, 18 de julho de 2014

Boletim Informativo Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida


1.jpg2.jpg

Equivalente Textual

Boletim Informativo
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Edição número 75
Junho de 2014

Boletim Informativo
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Edição número 75
Junho de 2014


UNIFESP e SMPED firmam parceria para oferecer curso de especialização em Emprego Apoiado

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), vai ministrar Curso de Especialização com temática voltada para o Emprego Apoiado.  Foram oferecidas 30 vagas, priorizando a inscrição de servidores públicos com curso superior, experiência com a inclusão de pessoas com deficiência ou outros segmentos em situação de vulnerabilidade social. O curso tem como proposta trabalhar os conceitos contemporâneos sobre deficiência, incapacidade e sua relação com o mundo do trabalho; desenvolvendo uma metodologia do Emprego Apoiado, por meio de atividades práticas e teóricas. O Curso terá duração de 1 ano, começa no dia 26/06 e será realizado no Espaso – Espaço do Aprender Social; situado à Av. Professor Ascendino Reis, 830 – Vila Clementino.

Foto 1: Imagem de um prédio na cor verde; acima escrito UNIFESP e abaixo do prédio: Universidade Federal de São Paulo.

Competições paralímpicas são realizadas até domingo no Centro Esportivo Ibirapuera

De quarta-feira (18) até domingo (22) acontece o 10º Troféu Sérgio Del Grande para pessoas com deficiência física, intelectual e visual. As modalidades disputadas são natação, atletismo, halterofilismo, vôlei sentado, bocha, tênis de mesa, basquete 3x3 e basquete em cadeira de rodas. O torneio recebe atletas de diversas cidades do Brasil que disputam modalidades específicas para cada tipo de deficiência. A iniciativa é do Clube dos Paraplégicos de São Paulo (CPSP), que desde 1958 é voltado para a promoção do esporte paralímpico brasileiro. Este tradicional evento homenageia Sérgio Seraphin Del Grande fundador do CPSP e pioneiro no esporte e na luta pelos direitos das pessoas com deficiência no Brasil. As competições estão sendo sediadas no Centro Esportivo Ibirapuera; e têm o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreação.

Foto 2: Símbolo da pessoa com deficiência em cadeira de rodas em amarelo e, ao fundo, na cor cinza imagens de atletas com deficiência disputando diferentes modalidades.



Você Sabia?

Os Núcleos Integrados de Reabilitação (NIR´s),que fazem parte da Rede Municipal de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, têm por objetivo ser referência no território para o atendimento em reabilitação. Os NIR´s contam com profissionais capacitados para oferecerem serviços como prevenção de deficiências secundárias, diagnóstico, tratamento, orientação familiar, prescrição, acompanhamento e agendamento para fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Vale lembrar que o agendamento para o NIR é realizado pela UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da moradia do munícipe. Em São Paulo, são cerca de 27 NIR´s espalhados por toda cidade.
Foto 3: Uma senhora deitada e recebendo, de um profissional de saúde, exercícios de fisioterapia.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Elaborado pelo departamento de comunicação institucional
Assessoria de Imprensa: Fábio Siqueira (Diretor – MTB 44.999) / Leandro Pereira (Jornalista)  / Mônica  Mantecon (Jornalista) /  Pedro Fortes (Assistente)
Estagiárias: Cindy Candis / Thaís Rodrigues (Arte Final)
imprensasmped@prefeitura.sp.gov.br/ www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia