quarta-feira, 9 de julho de 2014

Lançado Programa de Plataformas do Conhecimento

O Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento foi instituição em decreto no dia 25 de junho e seu objetivo é promover o desenvolvimento de setores que podem transformar o Brasil em uma potência mundial de produção e aproximar o país da fronteira do conhecimento.  Uma das metas do programa é criar, em 10 anos, 20 plataformas do conhecimento em áreas como agricultura, saúde, energia, aeronáutica, tecnologia da informação e comunicação, naval e equipamentos, dentre outras.
 
As plataformas a serem construídas devem combinar a participação de grupos de excelência em pesquisa e de uma ou mais empresas ou consórcios de empresas. A proposta prevê o aumento de investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para 2% até 2020, a fim de reduzir a distância de países como China, Coreia e Estados Unidos, que nos últimos anos alavancaram os dispêndios nessa área para o desenvolvimento de suas economias.
 
No escopo do programa também estão previstas medidas como atrair profissionais altamente qualificados do exterior para atuarem em subprogramas e dotar as plataformas de regime especial de compra e contratação de pessoas. De acordo com o presidente da Finep, Glauco Arbix, a ideia é lançar editais públicos. Pois a preocupação é preparar as bases para dar um salto na CT&I no Brasil. 
 
Este projeto será executado com apoio de instituições governamentais, como Finep, BNDES, e ministérios.