segunda-feira, 7 de julho de 2014

Boletim de Noticias - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida


Boletim Informativo
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Edição número 77
Julho de 2014


SMPED participa da adesão de São Paulo ao Compromisso Nacional de combate à extrema pobreza e outros males da sociedade

Na última Segunda, 30 de junho,  a cidade de São Paulo aderiu ao Compromisso Nacional de Participação Social e Municipalização dos ODM´s – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Em setembro de 2000, 189 nações firmaram um pacto, através da ONU, para combater a extrema pobreza e outros males da sociedade. Esta promessa acabou se concretizando nos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM´s) que deverão ser alcançados até 2015. Dentre os quais, erradicar a extrema pobreza e a fome e universalizar a educação primária acabam por estar enquadrados nas políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. Estiveram presentes na cerimônia o prefeito da cidade de São Paulo  Fernando Haddad, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho, secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida Marianne Pinotti, secretários municipais, representantes de conselhos participativos e demais autoridades.


Histórias de Superação - Regina Célia Ribeiro

A professora Regina Célia Ribeiro, de 46 anos, é uma assídua frequentadora da biblioteca Louis Braille, localizada no Centro Cultural São Paulo. Vítima de glaucoma, perdeu a visão aos cinco anos de idade e nunca desistiu de estudar e aproveitar a vida ao máximo. Regina é formada em psicologia, pós-graduada em psicanálise e cursando outra pós-graduação em filosofia. Conseguiu concluir todos estes cursos com ajuda dos materiais da biblioteca, tais como os livros em braile, a leitura de voluntários e recentemente, o scanner que reproduz em áudio o texto escrito. “Aqui na biblioteca tenho a maior autonomia, faço tudo sozinha. Trago minhas revistas e fico aqui escutando quase o dia inteiro.”, falou Regina. Alfabetizada em escola comum, sempre foi a única deficiente visual da turma, e por esse motivo, sempre precisou batalhar para ter acesso aos textos e conteúdos ministrados nas aulas. “Existem diversos recursos para tornar acessíveis os livros e textos, basta a pessoa querer aprender”, disse a professora.
Regina trabalha como professora readaptada em uma escola pública estadual há 22 anos. Adora seu trabalho mas seu sonho é montar um consultório de psicologia. Casada há nove anos,começou a namorar com seu atual marido, com deficiência visual também,  após reencontra-lo em um show no Centro Cultural São Paulo. “ Venho a diversas atividades, principalmente shows de música.”, completa Regina . Imagem 2:  
Você Sabia?

O Atende, Serviço de Atendimento Especial na modalidade de transporte gratuito porta a porta, oferecido pela Prefeitura do Município de São Paulo, transportou - ida e volta do metrô Itaquera até a entrada da Arena São Paulo - mais de  três mil e quinhentos passageiros entre pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos, obesos e acompanhantes; durante os cinco últimos jogos da Copa do Mundo FIFA,  em São Paulo (dias 12,19,23 e 26 de junho e 1º de julho).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Elaborado pelo departamento de comunicação institucional
Assessoria de Imprensa: Fábio Siqueira (Diretor – MTB 44.999) / Leandro Pereira (Jornalista)  / Mônica  Mantecon (Jornalista) /  Pedro Fortes (Assistente)
Estagiárias: Cindy Candis / Thaís Rodrigues (Arte Final)