sexta-feira, 11 de julho de 2014

Segunda etapa do Ciência sem Fronteiras oferecerá 100 mil bolsas

O governo federal vai oferecer 100 mil novas bolsas de estudo na nova etapa do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), que entrará em vigor em 2015. O anúncio foi feito pela presidenta Dilma Rousseff, durante cerimônia de lançamento da nova fase da iniciativa, chamada Ciência sem Fronteiras 2.0, nesta quarta-feira (25), no Palácio do Planalto. "Esse é um programa feito para garantir ao Brasil condições de gerar inovação e interesse pelas ciências exatas e pela aplicação da tecnologia em todas as áreas, seja na indústria, na agricultura e, sobretudo para viabilizar, também, a pesquisa em ciências básicas", afirmou a presidenta.
 
Na primeira etapa da iniciativa (2011-2014), mais de 83 mil bolsas foram concedidas para que estudantes brasileiros pudessem estudar em outros países. A meta estabelecida pelo governo federal é fornecer 101 mil bolsas até o fim deste ano. De acordo com a presidenta, o governo atingirá esse número.
 
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, que participou do lançamento, afirmou que a história recente do Brasil mostra um país com "baixíssimo nível de escolaridade". No entanto, de acordo com ele, o governo federal identificou que a educação é o "caminho decisivo" para o desenvolvimento e a inserção internacional. Nesse sentido, o titular do MCTI disse que o CsF "é uma oportunidade única e exemplar para melhorar a capacitação dos jovens e para o desenvolvimento brasileiro".
 
Para o ministro, o programa cria oportunidades para a juventude brasileira. "Cria oportunidades e motivação para irrigar o sistema acadêmico universitário nacional trazendo as experiências internacionais para modernizar o nosso", pontuou.