terça-feira, 12 de novembro de 2013

Ciência & Saúde Coletiva aborda obesidade em edição temática

Abordar os problemas nutricionais da população brasileira, com ênfase na obesidade, é o objetivo do volume 18, n°2 da edição temática da revista Ciência & Saúde Coletiva. A edição, disponível on-line, focaliza os atuais problemas nutricionais, particularmente a obesidade, um problema que afeta a saúde pública mundial. Os artigos cobrem aspectos relativos ao papel da área de nutrição na atenção primária, à percepção da obesidade, à segurança alimentar, à alimentação saudável e aos métodos de estudo, entre outros temas relevantes para a saúde coletiva.

Na publicação os autores ressaltam que o perfil da população brasileira quanto à desnutrição que provocava déficit de estatura/comprimento e de massa corporal para estatura/comprimento mudou muito. Hoje, o que causa maior preocupação é o aumento do sobrepeso e da obesidade que ocorre sobretudo pelo seu incremento rápido e progressivo e por esse fenômeno acontecer em todas as fases da vida, até mesmo entre crianças e adolescentes.

Esse problema se tornou universal e é causado por modificações ambientais, particularmente no que concerne à prática de atividade física e aos hábitos alimentares. Os artigos da edição temática da Ciência & Saúde Coletivacontemplam importantes aspectos dessa nova agenda, relacionados a pesquisa, métodos e serviços.

Os textos cobrem aspectos relativos ao papel da área de nutrição na atenção primária, à percepção da obesidade, à segurança alimentar e à alimentação saudável. Dois artigos realçam lacunas metodológicas que merecem ser exploradas na área de nutrição: composição corporal e requerimento energético. Os leitores têm amplo acesso a uma reflexão qualificada sobre esse mal do século e a outros temas relevantes para a saúde coletiva.

Acesse aqui o conteúdo da revista na íntegra.