terça-feira, 19 de novembro de 2013

Geral na Saúde: site colaborativo estimula participação do público

Sabe quando você tem um sintoma estranho e vai pesquisar na internet? E se você tivesse um espaço em que, além de se informar, pudesse compartilhar o que sabe sobre temas relacionados à saúde?  Essa é a proposta do Geral na Saúde, site colaborativo lançado em setembro, em que as pessoas podem buscar e produzir informações sobre saúde e bem-estar.
“Estamos estimulando jovens, educadores, profissionais de saúde e também besteirologistas (atores do Doutores da Alegria que trabalham em hospitais) a escreverem para o nosso site e criarem mobilizações em seus bairros e escolas a partir de questões de saúde”, explica Luísa Valentini, editora de conteúdo do site.

Em fase inicial, o Geral na Saúde está sendo desenvolvido em dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona sul de São Paulo – nas subprefeituras de Parelheiros e Capela do Socorro -, no Hospital Geral do Grajaú e com a organização Doutores da Alegria.
Estruturado como um blog, o projeto já tem 80 participantes e, apesar de estar focado na zona sul, aceita contribuições de outras localidades.
Um dos principais objetivos é incentivar o protagonismo juvenil. “O programa estimula o potencial do adolescente como comunicador e agente de mudanças promotoras de saúde”, conta Maria José Delgado Fagundes, diretora de Inovação e Responsabilidade Social da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), responsável pela iniciativa, em parceria com a Oficina de Ideias.
Para Letícia Fernanda, 15 anos, moradora de Marsilac e correspondente jovem do Geral na Saúde, participar do projeto vai contribuir para a carreira que pretende seguir: “Quero ser jornalista e fotógrafa. O Geral é uma forma de me informar e de ajudar em meu futuro”.
Para conhecer o projeto e se tornar um correspondente, basta acessar o site Geral na Saúde.