quinta-feira, 21 de novembro de 2013

SP _ Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Os 16 Dias de Ativismo, realizado simultaneamente em 130 países, é um período de ações dirigidas a um maior compromisso social para “prevenir, punir e erradicar a violência contra mulheres e meninas”.
Acompanhe a programação que integra a Campanha promovida pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres nos equipamentos da Prefeitura de São Paulo e também em parceria com instituições, movimentos sociais e feministas.

Os eventos estão organizados por ordem de data:
Ato dizendo “Basta! Rompendo as Violências Sexista e Racista”
Exposição de cartazes, manifestos, performances para dizer “basta!” e romper com as violências sexista e racista contra as mulheres. Oficinas de Tranças e Técnicas para Cabelo Crespo e entrega de material informativo sobre a violência doméstica contra as mulheres e a Lei Maria da Penha.
DJ Luana Hansen animando o público e presença de diversos coletivos de mulheres feministas. 
Organizado pela 19ª turma das Promotoras Legais Populares /União de Mulheres / SMPM
Data: 23/11, sábado, ás 9h
Local: Praça do Patriarca – Centro – São Paulo
Seminário de Políticas de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Mulher no Serviço de Saúde
Local: Faculdade de Saúde Pública (Auditório João Yunes) – Av. Doutor Arnaldo, 715 – Clínicas 
Data: 26/11, terça-feira, às 13h30
Inscrições: clique aqui
Mesa de abertura: Denise Motta Dau, Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres; Marianne Pinotti, Secretária Municipal da Pessoa Com Deficiência e Mobilidade Reduzida; José de Filippi Júnior, Secretário Municipal de Saúde ou Cecília Tomiko Nobumoto, Coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher; Matilde Ribeiro, Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Políticas de Igualdade Racial; Simone Grilo Diniz, representante do Departamento de Saúde Materno Infantil da Faculdade de Saúde Pública – USP; Representante da Área Técnica de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde. 

Mesa 1: “Avanços e Obstáculos ao atendimento à violência doméstica e sexual na área de saúde”;
Com Valdirene Gomes, socióloga e Coordenadora de Enfrentamento à Violência Doméstica da SMPM; Ana Flávia Pires Lucas d´Oliveira, docente da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo, atuando com violência de gênero, saúde da mulher e atenção primária; Jefferson Drezett, diretor técnico do Núcleo de Programas Especiais – Serviço de Violência Sexual e Aborto Legal do Hospital Pérola Byington; Ivone Assis, representante da Rede Leste de enfrentamento à violência.
Mesa 2Desafios para o atendimento ao Aborto Legal nos Serviços de Saúde 
Com Ana Lucia Cavalcanti, Assessora de Saúde da SMPM; Osmar Ribeiro Colas, professor da UNIFESP – Casa Saúde da Mulher Prof. Domingos Delacio – UNIFESP; Cecília Tomiko Nobumoto, Coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher; Rosangela Talib, psicóloga e mestre em Ciências da Religião pela UMESP. Coordena o Projeto "Aborto Legal nos hospitais públicos” na ONG feminista Católicas pelo Direito de Decidir.
Data: 27/11, quarta-feira, às 14h 
Local: Faculdade de Saúde Pública (Auditório João Yunes) – Av. Doutor Arnaldo, 715 – Clínicas 
Mesa 1: “Violência obstétrica e violência institucional” 
Com Maria Lucia da Silveira, Chefa da Assessoria de Ações Temáticas da SMPM; Simoni Grilo Diniz, Departamento de Saúde Materno Infantil da Faculdade de Saúde Pública – USP; Jacqueline Brigagão, professora do Curso de Obstetrícia da USP Leste; Marcilene Garcia de Souza, SMPIR.
Mesa 2: Discriminação e violência contra mulheres negras, mulheres com Deficiência, Lésbicas e Idosas. Como identificar e acolher nos serviços de saúde? 
Com Márcia Valéria Pereira, psicóloga e Coordenadora da Casa da Helenira / SMPM, Marianne Pinotti, Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; Guiomar Lopes, Coordenadora do Idoso / SMDHC; Maria do Carmo Sales, Comitê da Saúde da População Negra, Ministério da Saúde; Anna Paula Vencato, Assessora LBT / SMPM; Dora Simões, IBDC Ativismo do Movimento de Mulheres com Deficiência e LGBT.
Filme: 4 Minas 
Bate-papo: Elisa Gargiulo, documentarista, cinegrafista, editora de vídeo, compositora e militante feminista, tem se dedicado ao tema da comunicação, da tecnologia musical e dos estudos de gênero; Phamela Godoy, Coordenadora-Adjunta de políticas LGBT de São Paulo e Anna Paula Vencato, Assessora LBT da SMPM.
Data: 28/11, quinta-feira, às 15h. 
Local: Biblioteca Monteiro Lobato - Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque.
Oficinas para Guarda Civil Metropolitana A oficina abordará as desigualdades de gênero, violência contra a mulher e o papel do Estado no enfrentamento à violência.
Data: 28/11 e 29/11, quinta e sexta-feira, das 8h às 17h
Local: Centro de Formação em Segurança Urbana - Avenida Ariston de Azevedo, 64, Belenzinho.
Oficina Feminista de Introdução as Tecnologias Audiovisuais: Empoderamento e Criatividade 
Com: Elisa Gargiulo, documentarista, cinegrafista, editora de vídeo, compositora e militante feminista, tem se dedicado ao tema da comunicação, da tecnologia musical e dos estudos de gênero. 
Data: 01/12, domingo, das 14h às 17h 
Local: Galeria Olido - Avenida São João, 473. 
Inscriçãoclique aqui 
Número de vagas: 20 (prioridade para o público LBT)
Painel “Cidadania das Mulheres: Construir a Autonomia, Combater a Violência”. 
Com: Denise Motta Dau, Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres de São Paulo; Neuza Tito, SPM/PR; Alessandra Chacham, professora da PUC Minas; Sônia Auxiliadora, Secretária Estadual da Mulher Trabalhadora da CUT; Maria Cristina Corral, Coordenadora de Autonomia Econômica da SMPM
Data: 03/12, terça-feira, das 18h às 20h30 
Local: Faculdade de Direito da USP (Auditório do 1º andar) – Largo São Francisco, 95, Centro. 
Inscrição: clique aqui
Ato “São Paulo Não Tolera Violência Contra a Mulher”, com a presença do Prefeito Fernando Haddad
Data: 06/12, sexta-feira, às 10h
Local. Ed Matarazzo, 7º andar Centro

Verifique a programação completa: