segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Começa jornada mundial pela não-violência contra as mulheres



Católicas

 
25/11/2013
Entre os dias 25 de novembro e 10 dezembro, ativistas autônomas e grupos de mulheres promovem em todo mundo eventos, debates e manifestações para conscientizar a sociedade sobre a importância da luta pelo fim da violência contra as mulheres.
Chamada de 16 dias de ativismo, a campanha foi criada em 1991 pelas mulheres envolvidas com o Centro para a Liderança Global das Mulheres e é realizada simultaneamente por milhares de ativistas de mais de 160 países.
O período de campanha é simbólico, pois inicia-se no Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres e encerra-se no Dia Internacional dos Direitos Humanos, reforçando no imaginário social a necessidade de reconhecer o direito das mulheres a uma vida livre de violência. No Brasil, as atividades iniciam-se no feriado de 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.
Dentro da campanha, o movimento de mulheres também chama a atenção para duas outras datas importantes: Dia Mundial de Combate à Aids (01/12) e o Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (06/12).
Para conhecer as atividades promovidas por grupos em todo mundo, acesse:http://16dayscwgl.rutgers.edu/campaign-calendar/events