As inscrições para o Concurso Prêmio Inovasus 2013do Ministério da Saúde já estão abertas. Podem participar trabalhos criados por fundações públicas, hospitais e unidades de saúde vinculadas às prefeituras e às secretarias estaduais e municipais de saúde . Neste ano, os trabalhos devem englobar três temas: Gestão da Informação do Trabalho no SUS; Avaliação de Desempenho no SUS; e Dimensionamento da Força de Trabalho no SUS.
“O que nós queremos é identificar experiências que já estejam acontecendo. Pode ser um processo inicial ainda, mas elas precisam ser mais do que uma carta de intenções. Inovadoras e multiplicáveis, são dois critérios. Porque o que nós queremos é primeiro identificar o que vem se fazendo nessas áreas, e possibilitar que essas experiências sejam sistematizadas e divulgadas para que outras secretarias de saúde possam de repente solucionar problemas a partir do que outras já fizeram. Essa é a ideia”, conta a diretora do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, Ana Paula Cerca, sobre os critérios para inscrever os trabalhos no Prêmio InovaSUS 2013.
A diretora reforça a importância dos trabalhos inscritos no Prêmio InovaSUS para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde. “Os gestores, trabalhadores do SUS, que tenham experiência de avaliação de desempenho, de sistemas de informação e de dimensionamento, invistam um pouco do seu tempo para registrar essa experiência e se candidatem ao prêmio, porque os prêmios têm valores importantes que devem ser investidos na própria área de gestão do trabalho. É um prêmio institucional, é também uma tentativa do Ministério da Saúde de garantir que a gente dissemine iniciativas inovadoras e boas práticas na área de gestão de trabalho. Então a gente pede que todos que tenham trabalhos que tragam para nós”.
Ao todo, o Prêmio InovaSUS 2013 irá selecionar 15 trabalhos. Os três primeiros colocados vão receber 200 mil reais cada, do 4° ao 9° lugar o prêmio será de 180 mil reais e do 10° ao 15° colocados o prêmio é de 150 mil reais. As inscrições estão abertas até 24 de novembro e devem ser feitas pelo site do Ministério da Saúde.
Fonte: Débora Rocha / Agência Saúde