terça-feira, 22 de outubro de 2013

23 e 24 - Elsa-Brasil e estudo sobre morte materna no Ceensp - transmitido on-line

Nos dias 23 e 24/10, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca realizará duas sessões de seu Centro de Estudos. Na primeira, cujo tema é Elsa-Brasil: primeiros resultados, serão apresentados os dados do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa), que abarca 15 mil funcionários de seis instituições públicas de ensino superior e pesquisa. Na segunda atividade, intitulada Morte materna e cesariana, a pesquisadora Marie-Hélène Bouvier-Colle abordará sua experiência com a saúde reprodutiva e materna. Os dois eventos estão marcados para as 14 horas, no salão internacional da ENSP, e serão transmitidos on-line pelo endereço http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos/.
 
No dia 23/10, as palestrantes Rosane Harter Griep (Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz), Letícia de Oliveira Cardoso e Enirtes Caetano Prates Melo, da ENSP, apresentarão, sob a coordenação de Dora Chor, os resultados do Elsa-Brasil, uma investigação multicêntrica de coorte composta de 15 mil funcionários de 6 instituições públicas de ensino superior e pesquisa das regiões Nordeste, Sul e Sudeste. O objetivo da pesquisa é investigar a incidência e os fatores de risco para doenças crônicas, em particular, as cardiovasculares e o diabetes. Em cada centro integrante do estudo, os sujeitos da pesquisa – com idade entre 35 e 74 anos – fazem exames e entrevistas, nas quais são avaliados aspectos como condições de vida, diferenças sociais, relação com o trabalho, gênero e especificidades da dieta da população brasileira.


No Elsa-Brasil, o acompanhamento do estado de saúde dos participantes é realizado por meio de duas frentes: contatos telefônicos anuais e exames e entrevistas a cada três ou quatro anos. Essa metodologia combinada permite o seguimento passo a passo da saúde dos participantes e é fundamental para a identificação, investigação e classificação dos problemas que afetam a população adulta, principalmente as doenças cardiovasculares e o diabetes.
 
Morte Materna e Cesariana
 
O Ceensp de 24/10 contará com a presença da palestrante Marie-Hélène Bouvier-Colle, membro do Alto Conselho de Saúde Pública da França e pesquisadora emérita do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm). Ela participou de vários projetos internacionais sobre saúde reprodutiva, de atividades de pesquisa colaborativas da União Europeia, da Organização Mundial da Saúde, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Banco Mundial. A coordenação do evento é da pesquisadora da ENSP Maria do Carmo Leal. 
 
Segundo Marie-Hélène, desde 1996, a vigilância epidemiológica regular de mortalidade materna na França tem sido realizada a partir de duas fontes diferentes, mas relacionadas, recolhidas e analisadas por meio de métodos diferentes: dados com base em atestados de óbito preenchidos por médicos e analisados ​​no Centro Nacional de Estatísticas de Morte e Estudo Epidemiológico de Causas de Morte; e dados de um questionário muito detalhado projetado para permitir que o Comitê de Especialistas Nacional analise cada caso e determine a causa mortis.