segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida Boletim de Notícias nº 40

Equivalente Textual
Boletim Informativo
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Edição número 40
Outubro de 2013

 

Estacionar em vaga reservada para pessoas com deficiência pode se tornar infração grave

Recentemente o Senado aprovou o Projeto de Lei da Câmara (99/2007) que torna grave a infração para quem estacionar em vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência. Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro considera estacionar nessas vagas reservadas como infração leve, com multa de R$ 53,20 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A mudança eleva a multa para R$ 127,69, cinco pontos na CNH e apreensão do veículo. Com as alterações feitas pelo Senado, o Projeto de Lei agora retorna a Câmara para ser apreciado novamente. Vale ressaltar que, do total de vagas disponíveis. A legislação federal estabelece a reserva de 2% do total das vagas

Foto 1 : Estacionamento com vaga preferencial para pessoas com deficiência ocupada por um carro preto e vermelho , atrás do veículo , um homem com uma camisa laranja fazendo anotações em um bloco de papel.

 

 

“Ônibus Inteligentes” são testados em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo está testando ônibus com aviso sonoro de paradas, internet wi-fi e TV. Além disso, um painel eletrônico instalado dentro dos veículos também informa o itinerário para facilitar o desembarque do passageiro. Atualmente, 20 veículos da linha 509M – Jardim Miriam/Terminal Princesa Isabel já contam com esses equipamentos. O projeto está sendo gradualmente ampliado e, se aprovado após o período de monitoramento, poderá ser integrado a toda frota do sistema de transporte coletivo. Do total de 15 mil ônibus circulando pela cidade, 63% já contam com itens de acessibilidade, como espaço para pessoas em cadeiras de rodas, piso baixo e rampa.

Foto 2: Interior de um ônibus , algumas pessoas sentadas , outras em pé , um aparelho de TV reproduzindo uma mulher falando .

ONG promove I Encontro de Cultura e Inclusão

Oficina de artes visuais táteis, grafite no muro com artistas nacionais e internacionais e uma batalha de mc’s foram as atividades que o público pôde prestigiar gratuitamente no l Encontro de Cultura e Inclusão, realizado no dia 15 de outubro. O evento foi organizado pela ONG Mais Diferenças, que há 8 anos desenvolve projetos sociais para inclusão de pessoas com deficiência.

Foto 3: Um cadeirante desenhando em um  muro com o fundo branco, os desenhos são bem coloridos , existe uma escada de aluminio na frente do muro.

Premiação

A estagiária de jornalismo do Departamento de Comunicação da SMPED, Mônica Mantecon, foi uma das vencedoras da 7ª Edição do Concurso "As Melhores Práticas de Estágio na Prefeitura de São Paulo", promovido anualmente pelo CIEE. O projeto premiado foi sobre Inovação e Acessibilidade na Comunicação Institucional; itens constantes em nosso Boletim Informativo que é interpretado em Libras, além de equivalente textual das imagens para pessoas com deficiência visual que utilizam software de leitura de tela.


 

Assessoria de Imprensa - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - SMPED
Rua Líbero Badaró, 425 - 32º andar - Centro -  São Paulo/SP - Tel.: 3913 - 4000 -  imprensasmped@prefeitura.sp.gov.br   www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia - facebook.com/acessibilidadeeinclusao



Elaborado pelo Departamento de Comunicação Institucional
Coordenadora: Maíra Gaban  / Diretor de Imprensa: Fábio Siqueira (MTB: 44.999)
Assessoria de Imprensa: Leandro Pereira / Estagiárias: Mônica Mantecon, Cindy Candis, Cássia Nobre
imprensasmped@prefeitura.sp.gov.br 
www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia