segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Abertas as inscrições para o Fórum Social em São Paulo 2013- 9 e 10/11

O grande encontro da sociedade civil organizada será realizado em sua segunda edição na zona sul paulistana
Durante os dias 9 e 10 de novembro os participantes vão contar e ouvir alternativas para que os direitos dos cidadãos e cidadãs prevaleçam sobre o interesse do dinheiro em São Paulo
Faz parte de algum coletivo da sociedade civil organizada e quer contar a sua atuação na cidade de São Paulo, ouvir o que os outros grupos estão fazendo e conhecer novos movimentos e pessoas que podem agregar força a sua luta? O Fórum Social de São Paulo, que se inscreve no processo do Fórum Social Mundial, abre as inscrições para as atividades auto-gestionadas.
Organizações não governamentais, instituições, entidades sem fins lucrativos, sindicatos, grupos de moradores, centros de defesa dos direitos humanos, entre outros coletivos da sociedade civil, podem realizar as inscrições das atividades até o dia 02 de novembro de 2013, através do site do FSSP.
Para efetuar a inscrição, basta ler e concordar com a Carta de Princípios do Fórum Social de São Paulo e o Termo de Uso de Espaço do CEU Casa Blanca e preencher o formulário detalhando as atividades. Inscrições de partidos políticos, governos, empresas com fins lucrativos e atividades que fazem apologia à violência não são aceitas.

Entre as opções disponíveis para as atividades estão: Conferência, Mesa de Diálogo, Mesa de Controvérsia, Manifestação, Oficina, Painel, Exposição, Pesquisa, Reunião, Seminário e Atividades Artísticas – inclusive o auditório está reservado para peças teatrais, shows musicais, debates sobre filmes e sarais. O propositor pode escolher, também, o local – aberto ou em sala de aula – e a duração que varia de uma hora a três horas.
O II Fórum Social de São Paulo CEU Casa Blanca
O II Fórum Social de São Paulo acontece nos dias 09 e 10 de novembro, no CEU Casa Blanca, na Vila das Belezas, zona sul da capital. No primeiro dia de evento, das 09h às 18h, serão realizadas atividades propostas por membros da sociedade civil organizada. Também, no dia 09, das 15h às 17h, realiza-se o Forunzinho – voltado às crianças, no ginásio coberto do CEU.
No domingo (10), os participantes estarão concentrados no auditório para a elaboração do Mapa do Fórum Social de São Paulo, através da construção de uma árvore dos sonhos e as atividades 2013 serão encerradas com um sarau.
O I Fórum Social de São Paulo Zumbi dos Palmares
Em 2011, após dois anos do lançamento do FSSP, foi realizado o I Fórum Social de São Paulo, na Faculdade Zumbi dos Palmares, localizada dentro do antigo Clube de Regatas Tietê. Na época foram realizadas mais de 60 atividades com a participação de 72 organizações da sociedade civil.
Sobre o Fórum Social de São Paulo
O Fórum Social de São Paulo é uma iniciativa política de organizações da sociedade civil que atuam em São Paulo e acreditam que “outra cidade é possível, necessária e urgente”.  O espaço Fórum compreende encontros realizados periodicamente e redes de relações e alianças entre pessoas e organizações que partilham da luta para sobrepor os direitos do cidadão diante das especulações do capital.
Fórum Social Mundial
O primeiro Fórum Social Mundial teve como objetivo contrapor o Fórum Econômico Mundial de Davos, que desde 1971 defende as políticas neoliberais em todo mundo. O Comitê Organizador do FSM 2001 foi formado por oito entidades brasileiras: Abong, Attac, CBJP, Cives, CUT, Ibase, MST e Rede Social de Justiça e Direitos Humanos. Foi criado também um escritório, em São Paulo, que, desde 2000 até os dias de hoje, apoia e dá suporte ao processo FSM, ao Conselho Internacional  (CI) do FSM e suas comissões e aos comitês organizadores dos eventos anuais do FSM. Além de integrarem o CI e suas comissões, as entidades que constroem o Fórum formam o chamado Coletivo Responsável pelo Escritório do FSM no Brasil.
O I FSM realizado em Porto Alegre, entre 25 e 30 de janeiro de 2001, contou com a participação de aproximadamente 20.000 pessoas, das quais cerca de 4.700 eram delegadas de diversas entidades abrangendo 117 diferentes países. A imprensa também esteve bastante presente com 1.870 credenciados.
Venha construir o FSSP
Os próximos encontros abertos de articulação já estão agendados:
Terça, 29/10 - às 19h15 na Ação Educativa, R General Jardim, 660, Vila Buarque, SP
Terça, 05/11 - às 19h15 na Ação Educativa, R General Jardim, 660, Vila Buarque, SP
Site do Fórum Social de São Paulo para inscrições para as atividades.