quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A união de países e governos, essencial para a luta contra o Trabalho Infantil


“A erradicação do trabalho infantil exige o compromisso de todas as nações e só será possível com políticas claramente coordenadas e integradas e ações de todos os setores representados na conferência: governos, empregadores, trabalhadores e a sociedade civil.”
Estas palavras de Dilma Rousseff, presidente do Brasil, resumem perfeitamente o que foi a III Conferência Global sobre o Trabalho Infantil, celebrada los días 8, 9 y 10 de octubre en Brasilia.
De acordo com as últimas estimativas mundiais da OIT, desde 2010 o número de crianças trabalhadoras diminuiu em um terço. Uma boa notícia, mas não é suficiente, tal como afirmava o diretor-geral da OIT, Guy Ryder: “Essas crianças constituem 168 milhões de razões para nossa presença hoje aqui”. Além disso, você também pode ler aqui as mensagens emitidas pelas Ministras e Ministros dos países latino-americanos durante a Conferência.
A III Conferência também foi cenário de inúmeros compromissos,por parte de países como o Panamá, México ou Colômbia, para implementar políticas e ações específicas contra o trabalho infantil. Concluiu com a publicação da Declaração de Brasília contra o Trabalho Infantil, autêntico resumo do espírito da luta contra o trabalho infantil.
Compromisso em que nós também continuamos avançando e, por isso, queremos convidá-lo a participar de nossa próxima atividade sobre trabalho infantil perigoso, uma ação em que analisaremos a experiência da SOTRAMI, uma cooperativa de mineiros que conseguiu eliminar o trabalho infantil nas minas de Santa Filomena (Peru).