quinta-feira, 31 de outubro de 2013

#JuntosPeloSUS | Uma campanha para incentivar a participação popular

No ano em que se comemoram os 25 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), o Conselho Nacional de Saúde(CNS) lançou, nesta quarta-feira (30), a Campanha Nacional em defesa de um SUS mais forte e com maior participação social. Com o tema O povo brasileiro de mãos dadas por um SUS de qualidade e para todos, a campanha visa fortalecer o Controle Social feito pelos 100 mil conselheiros de todo Brasil, e já prepara para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, em 2015.
Antes da apresentação da campanha no auditório do edifício-sede do Ministério da Saúde, conselheiros e militantes da saúde pública de todo o país realizaram um grande ato em defesa do SUS, diante do Congresso Nacional, em Brasília (DF). O secretário deGestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, destacou a importância do SUS mais forte e da participação popular nesse processo. Confira o que disse o secretário:
Segundo a presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, a campanha tem dois objetivos: o de dar maior visibilidade e fortalecer os conselhos nos estados e municípios; e fazer a defesa do SUS com uma agenda propositiva, enfrentando os grandes problemas, como o financiamento, os recursos humanos e o direito humano à saúde. Confira o que diz a presidenta do Conselho sobre os objetivos da campanha:
Representante dos usuários do SUS no Conselho Nacional pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), José Wilson lembrou no ato que a saúde pública teve uma agenda intensa este ano. “Esperamos que a partir desta campanha, do programa Mais Médicos e da 15ª Conferência em 2015 possamos ter uma política pública de saúde mais consolidada, estruturada e capaz de chegar ao interior do Brasil com qualidade e acessível às populações do campo”, opina José Wilson.
Júlia Roland, diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa (DAGEP) do Ministério da Saúde, e uma das representantes dos gestores da saúde dentro do CNS, acredita que a participação da sociedade foi fundamental para o nascimento do SUS e ainda é para sua construção. “Esse movimento é positivo porque poderá aperfeiçoar e qualificar mais o diálogo entre os representantes da população e os representantes da gestão”, afirma a diretora, lembrando o grande amadurecimento desta relação ao longo dos 25 anos do SUS.
Controle Social – Os conselhos de saúde, tanto o municipal, quanto o estadual ou nacional, são órgãos em que a sociedade brasileira pode intervir, fiscalizar e cobrar o cumprimento das políticas de saúde. Formado por usuários, profissionais da saúde, gestores e prestadores de serviço de saúde, os conselhos são deliberativos e foram criados para manter o controle social da saúde brasileira.
De agora em diante, os conselheiros vão levar para seus estados e municípios as pautas da campanha pelo SUS mais forte e aperfeiçoar o debate até a 15ª Conferencia Nacional de Saúde, a ser realizada em 2015. Assim como o SUS, esse é um movimento descentralizado que pretende aperfeiçoar o controle social das políticas públicas de saúde em todos os conselhos espalhados pelo Brasil.
Lucas Leon / Blog da Saúde