domingo, 25 de agosto de 2013

Dia D: Campanha nacional quer por em dia vacinação infantil


Ministro Padilha anunciou lançamento do aplicativo ‘Vacinação em Dia’ para tablets e smartphones

Neste sábado foi realizado o Dia D de mobilização da campanha nacional para atualização da caderneta infantil. O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve no Centro de Saúde nº 01 da Cidade Estrutural (DF) e destacou a importância de manter em dia o calendário vacinal. “A Campanha é justamente para ajudar os pais a se organizem e colocarem em dia todas as vacinas dos filhos”, afirmou Padilha após vacinar a pequena Tamires, de 2 anos, no ato de lançamento da campanha.

A meta do Ministério da Saúde é que 14 milhões de crianças voltem para casa com o calendário básico atualizado e que os pais fiquem atentos à próxima dose da vacina. “É importante ressaltar que a criança só ficará devidamente protegida após completar o esquema vacinal completo, com todas as doses e acompanhamento”, explicou o ministro Padilha, que é médico.
Durante a campanha será oferecida em postos de saúde de todo o país 11 vacinas que compõem o calendário básico infantil do Sistema Único de Saúde (SUS) que são: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), DTP (difteria, tétano e coqueluche) e dose suplementar de Vitamina A.
Crianças menores de 5 anos devem ser levadas à um posto de saúde por pais ou responsáveis para que a carteira de vacinação seja verificada e atualizada. Maria de Fátima Santos e seu marido Gilson Santos levaram os dois filhos, Ruan e Drielson para a vacinação. A dona de casa afirma que a saúde é sua maior preocupação. “Um filho saudável é sinal de alegria para os pais. Sempre fico de olho em tudo que é relacionado à saúde dos meus meninos, principalmente a prevenção”, comenta.
Campanha Digital - Foi lançado também o aplicativo de Vacinação em Dia que pode ser utilizados em celulares (smartphones) e celulares. Na ferramenta, o usuário poderá cadastrar 10 cadernetas de vacinação e acompanhar o calendário vacinal de toda a família. O aplicativo é capaz de enviar notificações, via mensagem e e-mail, lembrando a data da próxima campanha de vacinação.
O Ministério da Saúde disponibilizará o app a partir desse sábado. O download poderá ser feito pelo em celulares e tablets com sistemas Android 2.2 (ou versões superiores) através da loja virtual Google Play. Em breve o dispositivo também estará disponível em celulares com sistema iOS, na Apple Store.
A estudante Fernanda Silva se interessou pela ferramenta. “Apesar de sempre manter a vacinação dos meus dois filhos em dia, se eu puder ter tudo no celular vai ficar mais fácil. Com o aplicativo avisando as datas das próximas vacinações ou das que estão faltando vai ser melhor para eu me organizar”, afirma.
Fonte: Kathlen Amado / Blog da Saúde