sábado, 17 de agosto de 2013

Ministério da Saúde lança campanha para atualizar caderneta de vacinação infantil

Campanha acontece entre os dias 24 e 30 de agosto e visa crianças menores de cinco anos

O Ministério da Saúde lança nesta quinta-feira (15) a campanha nacional para atualizar a caderneta de vacinação infantil. Entre os dias 24 e 30 de agosto, crianças menores de cinco anos de idade devem ser levadas a um dos 34 mil postos de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde) para verificar se há alguma vacina atrasada. O dia de maior mobilização, chamado "Dia D", dará início à campanha e ocorrerá no sábado (24).

Para o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, é importante atualizar o esquema vacinal das crianças para reduzir o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas.
— BCG, hepatite B, pentavalente e rotavírus são algumas das vacinas que estarão disponíveis. Lembrando que serão ofertadas todas as vacinas que compõem o calendário básico da criança. Algumas delas só são efetivas quando tomadas duas ou três doses, ou o que chamamos de reforço.
Barbosa acrescentou que “crianças de seis meses até cinco anos de municípios prioritários do Brasil Sem Miséria também receberão suplemento da vitamina A”.
Atualmente, o PNI (Programa Nacional de Imunização) oferece 24 vacinas para a imunização de crianças e adultos. Segundo o secretário, o orçamento do PNI neste ano é de mais de R$ 2 bilhões, ou seja, “oito vezes maior que há dez anos”.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que mais de 90% das doses de vacina são produzidas no Brasil, por isso o País tem esta ampla cobertura para a população.
— Esse é o segundo ano que mobilizamos os pais no segundo semestre para a atualização da caderneta de vacinação das crianças. Mesmo sem a caderneta, é importante levar as crianças aos postos de saúde.