sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Abertura da 17ª Conferência Municipal da Saúde

Com o tema principal “SUS com qualidade e eficiência, um compromisso de toda a cidade”, conselheiros de todas as regiões da cidade se reuniram nesta quarta (3) na abertura da 17ª Conferência Municipal da Saúde, realizada no Palácio das Convenções do Anhembi, Zona Norte.

“A Conferência representa um dos principais fundamentos do SUS, que é o controle social e a participação popular. Eu aprendi muito no exercício de políticas públicas que muito se fala sobre gestão de resultados. Durante toda a minha trajetória eu aprendi que a melhor forma de gestão de resultados é a questão participativa. É esta que produz resultados permanentes”, afirmou o secretário municipal de Saúde, José de Filippi Jr.



Durante o encontro serão abordadas:

- A implementação do SUS 100% com qualidade, acesso e acolhimento na atenção básica, médica e alta complexidade;
- Participação no controle social como cidadania;
- Gestão SUS: financiamento, modelo de gestão, sistema de saúde do trabalhador, educação em saúde e política de recursos humanos;
- Políticas de Saúde da mulher e do homem como acesso, acolhimento e humanização.

“O SUS para nós é um grande desafio, porque o Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que resolveu assumir essa grande tarefa de construir um sistema único público de saúde”, explicou Filippi

Também serão realizadas três mesas temáticas com a V Conferência Municipal de DST/HIV/Aids, III Conferência Municipal de Saúde Mental e III Conferência Municipal de Saúde da População Negra.

Ainda segundo Filippi, a Rede de Atenção Básica será discutida em caráter excepcional, priorizado o atendimento integral por meio do conceito de Unidade Básica de Saúde Integral, modelo que oferece outras opções de acolhimento à população do modelo tradicional.

Pré- Conferências
Entre os dias 25 e 31 de agosto as pré-conferências, realizadas por subprefeituras, contaram com a participação de cinco mil pessoas, entre moradores, trabalhadores da Saúde e gestores do SUS no município. Ao todo, foram 1.217 delegados habilitados, divididos em quantidade proporcional à população de cada subprefeitura.
 — 17ª Conferência Municipal de Saúde de SP (2 fotos)