domingo, 13 de outubro de 2013

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Pela primeira vez no Brasil, 51% da população acima de 18 anos está com excesso de peso. Só de pessoas com obesidade, são mais de 17%. É o que mostra a Pesquisa Vigitel 2012 – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico.

Ministério da Saúde promove uma série de medidas para evitar e combater a obesidade. Isso porque a doença provoca outras complicações que podem levar até à morte, além de representar um alto custo para o Sistema Único de Saúde (SUS). É o que ressalta a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime. “Hipertensão, diabetes, doença cardiovascular e mesmo alguns tipos de câncer. Hoje se estima o alto custo da obesidade para o Sistema Único de Saúde. É importante que a gente tenha uma prevenção da obesidade e mais do que isso, que a gente acolha esse indivíduo dentro da rede de atenção e saúde para que ele tenha o seu tratamento garantido dentro do Sistema Único de Saúde”.

 Além dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, o Ministério da Saúde oferece outras medidas para combater a obesidade, como o Programa Academia da Saúde, que disponibiliza polos com equipamentos e orientadores de práticas corporais e lazer. Já nas ações preventivas, destaca-se o Programa Saúde na Escola, com mais de 50 mil escolas participando em todo o Brasil.
Confira mais informações no infográfico abaixo:
Fonte: Com informações de Fábio Ruas / Agência Saúde