Inaugurado há 12 anos, o Centro Cultural do Ministério da Saúde foi idealizado para ser um espaço democrático de disseminação do saber na área da saúde pública. O prédio onde está instalado foi projetado para a exposição do centenário da Independência, em 1922. É uma das construções históricas do Corredor Cultural do Rio de Janeiro, na Praça XV, o que confere uma atmosfera toda especial ao local.
Desde o início de seu funcionamento, o CCMS, que faz parte da Coordenação-Geral de Documentação e Informação/Subsecretaria de Assuntos Administrativos/Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, já recebeu mais de 47 mil visitantes. Nas mostras itinerantes pelo País, registrou mais de 700 mil pessoas. Para além das fronteiras nacionais, um público de quase 300 mil visitantes. Além disso, todas as mostras estão disponíveis, na íntegra, no site do Centro Cultural.
Assistência e supervisão técnica – Mais do que exposições, cursos e palestras, o CCMS também desenvolve ações de cooperação técnica com áreas de documentação do setor Saúde. Atualmente, destaca-se a parceria com o Instituto Municipal Nise da Silveira, da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do município do Rio de Janeiro. O trabalho compõe-se de processamento e informatização do mais relevante acervo sobre saúde mental no Brasil.
Reformas – Temporariamente, a sede do Centro Cultural do Ministério da Saúde encontra-se fechada aos visitantes, devido às reformas necessárias para a plena acessibilidade ao prédio e a retomada das ações que tornaram o CCMS referência na difusão do conhecimento na área da saúde pública. Serão proporcionados novamente debates, atividades culturais e científicas, cursos, tudo direcionado a profissionais, estudantes e público em geral.
A videoteca do CCMS manterá uma programação de mostras temáticas compostas por acervos notórios como os do Ministério da Saúde, Canal Saúde (Fiocruz) e TV Pinel (Instituto Philippe Pinel).
Os terminais de acesso aos serviços de consulta e pesquisa da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) permitirão aos visitantes conhecer integralmente a produção editorial do Ministério da Saúde e entidades vinculadas, a legislação em saúde, os sistemas nacionais de informação e as políticas e programas de saúde implementados no País.
Novos ares – O projeto de renovação urbanística da cidade do Rio de Janeiro trará ainda mais visibilidade ao CCMS, especialmente em virtude da derrubada do viaduto da Avenida Perimetral, que atualmente separa o palacete do centro histórico da cidade de São Sebastião.