quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Fonoaudiologia educacional: aprendizagem em boas mãos

O Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia iniciam o ano letivo com a campanha da Fonoaudiologia Educacional, que tem o objetivo de esclarecer a pais, educadores e gestores que o papel do Fonoaudiólogo no ambiente educacional é muito importante, pois o profissional agrega conhecimentos tanto na área de educação como de saúde.
 
A presidente da Comissão de Educação do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), Graziela Zanoni, explica que o Fonoaudiólogo, como profissional da comunicação humana, possui um conhecimento que vai além da voz e da fala. "Atuamos também com aspectos da linguagem oral, gestual, escrita, cognitiva, afetiva e social", informa. 
 
O Fonoaudiólogo pode ainda contribuir prestando assessoria ou consultoria aos Sistemas de Ensino, aos gestores e demais membros da comunidade escolar, como também pode atuar junto à equipe pedagógica ou junto aos alunos de cada unidade educacional, em todos os níveis de escolaridade e em qualquer modalidade de ensino. 
 
As ações de divulgação e conscientização da importância do trabalho do Fonoaudiólogo na escola acontecem em todos os estados.

Os materiais de divulgação podem ser baixados nesse link
 
SERVIÇO:
Campanha da Fonoaudiologia Educacional 2014
Informações: Suzana Campos / Assessora da Comunicação de Divulgação do CFFa
Telefone: (61) 3321-5081 / 8153-2328
Se tiver interesse em repercutir o assunto, temos fontes à disposição para entrevistas em todos os estados
 
 
Informações adicionais:
 
Quais as atividades desempenhadas pelo fonoaudiólogo educacional junto à Educação?
Dentre várias ações, destaca-se a participação no planejamento, desenvolvimento e execução de programas integrados ao plano pedagógico do professor, a participação na equipe educacional favorecendo o compartilhamento de práticas e olhares para os diferentes segmentos educacionais e análise de dados da rede de ensino e elaboração de propostas para políticas públicas, dentre outros.
As ações que o fonoaudiólogo pode desenvolver na Educação abarcam:
  • Analisar dados da rede de ensino e assessorar na proposição de políticas públicas;
  • Participar no planejamento e discussão das práticas pedagógicas;
  • Assessorar as Secretarias de Educação na elaboração de propostas para políticas públicas, avaliação de sistemas e propostas educacionais de redes de ensino, bem como coordenação de projetos;
  • Assessorar secretarias ou participar de projetos que envolvam avaliação e monitoramento do ensino e promoção de saúde;
  • Orientar professores, pais e alunos;
  • Planejar, desenvolver e executar programas fonoaudiológicos integrados ao plano pedagógico do professor;
  • Proporcionar ações no ambiente que favoreçam condições para o processo de ensino e aprendizagem, como oficinas, sugestões de dinâmicas e materiais, recursos técnicos, entre outros;
  • Participar no Atendimento Educacional Especializado – AEE, acompanhamento e auxílio na discussão da adaptação curricular e nas questões pedagógicas para alunos com deficiência;
  • Estimular a aprendizagem, a linguagem, as habilidades auditivas e/ou visuais em sala de aula junto à equipe e junto com o professor;
  • Proporcionar observações no contexto escolar e sondagem escrita em grupo (em sala de aula) para análise e discussão de estratégias junto aos professores;
  • Realizar entrevistas individuais, quando necessário, com alunos, famílias e outros profissionais que atendem os alunos;
  • Divulgar materiais informativos, palestras e participar de reuniões de pais, entre outros;
  • Participar da equipe de planejamento de atividades de laboratório/reforço escolar na área da linguagem; 
  • Realização exames de triagem auditiva na escola; 
  • Compor a equipe interdisciplinar nas redes pública e privada de ensino;
  • Auxiliar na elaboração de estratégias para lidar com especificidades dos educandos no processo de construção da leitura e escrita;
  • Auxiliar no processo de inclusão escolar de sujeitos com necessidades educacionais especiais;
  • Propor ações de saúde mental no ambiente educacional que abarquem a comunidade;
  • Incentivar práticas de leitura e escrita na comunidade em parceria com ações educacionais;
  • Auxiliar a equipe pedagógica no manejo e encaminhamentos dos educandos que necessitam de avaliações e acompanhamento externo ao ambiente escolar.
  • Discutir praticas que favoreçam ou interfiram no desenvolvimento e aquisição da oralidade e da linguagem escrita em suas diferentes interfaces - aquisição, processo de formação do sujeito leitor/escritor, aprimoramento da construção textual, erros na escrita e trocas grafêmicas - e auxiliem a equipe pedagógica no manejo e encaminhamento de alunos que sinalizam dificuldades.