quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Dê um rolê com o Porta Curtas!

Nos últimos dias um verdadeiro fenômeno social se proliferou Brasil afora: são os rolezinhos, encontros marcados por jovens da periferia em shoppings visando o divertimento e a garantia do direito de ir e vir em pontos de lazer da cidade.

Enquanto muitos teorizam e a polícia usa a mesma tática de repressão de sempre, nós do Porta Curtas preparamos uma seleção de filmes que revelam as várias formas de preconceito que ainda existem no Brasil.

Dê um rolê e manda bala no play!


Equipe Porta Curtas
 
Hiato:
Em agosto de 2000, um grupo de manifestantes organizou uma ocupação em um grande shopping da zona sul da cidade do Rio de Janeiro. O episódio obteve grande repercussão na imprensa nacional e ainda hoje é discutido por alguns pensadores.
Cruzando paredes invisíveis
Detalhes da obra 
Gênero: Documentário
Diretor: Vladimir Seixas
Duração: 20 min
À Sombra da Marquise Entre 
O documentário "À Sombra da Marquise" aborda a omissão do Estado diante da situação de exclusão social enfrentada pelos moradores de rua da cidade do Rio de Janeiro.
A problemática questão da moradia no Brasil é discutida no curta "Entre", que registra os momentos da ocupação de um prédio no centro da capital carioca.
Jonas, Só Mais Um Lotado 
A história do assassinato do jornaleiro Jonas Eduardo Santos de Souza, executado ao ser barrado indevidamente na porta do banco Itaú com um tiro no peito pelo segurança da agência, no centro do Rio, em 22 de dezembro de 2006.
A questão da superlotação nas penitenciárias do Rio de Janeiro é discutida através de depoimentos de um ex-presidiário, um agente penitenciário, um jornalista policial e mulheres de presos.