sexta-feira, 2 de agosto de 2013

31/07- Encontro discute integração entre redes de saúde para o cuidado da pessoa com deficiência


Imagem do postSecretária Marianne Pinotti (direita) ao lado de
técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.

Evento, organzado pela SMPED, fez parte da programação do primeiro dia da Reabilitação - Feira + Fórum, no Palácio de Convenções do Anhembi.
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) promoveu na quarta-feira, dia 31 de agosto, a terceira edição do “Diálogos em Ação”, cujo tema foi “Saúde em Redes”. O encontro aconteceu durante o primeiro dia da Reabilitação – Feira + Fórum, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo.

Cerca de 150 profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, em sua maioria servidores municipais, discutiram, ao longo do dia, a transversalidade das políticas públicas de atenção à pessoa com deficiência. Entre estes profissionais estave presente a  Supervisão Técnica de Saude Vila Maria/ Vila Guilherme na pessoa de Regina Maria Faria Gomes.

Durante a sua fala, a secretária Marianne Pinotti reforçou a necessidade de que as áreas trabalhem como um único time. “Não pode haver barreiras entre as esferas municipal, estadual e federal. Precisamos desenvolver ações não apenas para as pessoas com deficiência, mas também pensar em tudo que as envolvem, como a família, escola, entre outros. Por isso a parceria entre todos os seguimentos é essencial”, concluiu.

O secretário adjunto da SMPED, Tuca Munhoz, salientou a importância de cada um dos participantes, para que as discussões levantadas durante o encontro, sejam replicadas no território onde atuam.

Em abril deste ano, a Prefeitura de São Paulo aderiu ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite. Cabe agora ao município preparar seu próprio plano de ações articuladas. “O evento que estamos realizando hoje é importante para reunir técnicos de diferentes áreas e assim alinharmos a melhor maneira de executar este Plano”, explicou Liliane Garcez, coordenadora de Projetos de Inclusão da SMPED.

Durante o período da tarde, técnicos da Secretaria Municipal da Saúde abordaram a importância da articulação das redes de atenção básica, psicossocial e para pessoa com deficiência.

Como mediador e palestrante, o doutor Flavius Augusto Olivetti Albieri iniciou os diálogos sobre a atenção básica como coordenadora do cuidado. Em seguida, Myres Marisa Cavalcanti palestrou sobre a experiência da Saúde Mental na articulação do cuidado entre os diferentes níveis de atenção em saúde. Finalizando o ciclo de palestras, Sandra Reis trouxe à pauta a rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência na cidade de São Paulo.

Após as palestras, foram apresentados dois casos práticos mostrando a importância da articulação entre os serviços de saúde, assistência social e educação para o atendimento integral e integrado à pessoa com deficiência.

Sobre o Diálogos em Ação

Em 2013, a SMPED já promoveu três edições do “Diálogos em Ação”, com foco nos temas “educação inclusiva”, “acessibilidade” e “saúde em redes”. A estratégia objetiva que as questões das pessoas com deficiência estejam contempladas em todos programas, projetos e ações governamentais desenvolvidos em todos os territórios da cidade. Sua metodologia intersecretarial e intersetorial reúne e aproxima representantes das diferentes secretarias envolvidas no planejamento e implementação de políticas sociais, e, assim, estabelece um diálogo sistemático e contínuo entre os diferentes atores que os compõem.

Fotos eventos
Data: 31/07/2013
Encontro "Diálogos em Ação - Saúde em Redes"
Local: Palácio de Convenções do Anhembi
Crédito: Mônica Mantecon / SMPED